A apresentação pública será feita na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, às 14h30

A modernização do sistema de transporte coletivo de Vitória da Conquista, compromisso firmado pelo Governo Municipal com a população, está caminhando para mais uma importante etapa. Após o fim do processo licitatório e a consequente circulação da nova frota de veículos, composta pelas empresas Cidade Verde Transporte Rodoviário Ltda. e pela Viação Vitória Ltda., o próximo passo agora será a implantação do novo Sistema Integrado de Transporte (SIT) – responsável pela integração tarifária e por reestruturar o transporte urbano.

Para mostrar a operacionalização do novo sistema à população de Vitória da Conquista, o Governo Municipal fará uma apresentação pública nesta terça-feira, 25, às 14h30, na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente. O evento contará com a participação de representantes da Prefeitura, das empresas Cidade Verde e Vitória e de técnicos da empresa responsável pelo novo sistema.

A integração tarifária que será possibilitada a partir da implantação do SIT constituirá a última etapa do sistema de Bilhetagem Eletrônica que foi implantado em Vitória da Conquista em 2007. Foi a bilhetagem que possibilitou os cadastramentos do vale transporte, do passe escolar e do cartão especial. A partir desse novo avanço, será possível ainda maior economia dos gastos para a população usuária e maior agilidade no transporte urbano.

A primeira fase do processo de implantação do Sistema Integrado começará a funcionar para as empresas a partir do dia 23 de março. Elas terão um período de quatro meses para elaborar um diagnóstico de avaliação que será analisado pela Prefeitura. Esse processo é fundamental para que se possam fazer as adaptações necessárias. Já a população poderá utilizar o Sistema Integrado de Transporte a partir do dia 30 de março.

Saiba como funciona o SIT – O Sistema Integrado de Transporte representará um grande salto na modernização do transporte público de Vitória da Conquista, já que vai possibilitar maior mobilidade do passageiro. Com ele, o usuário poderá fazer o deslocamento em um único sentido de viagem (ida ou volta) com a utilização de um ou mais ônibus e com o pagamento de apenas uma única tarifa.

O sistema será válido somente em casos de trajetos em um único sentido para destinos que não contam com uma linha direta de ônibus. Ao utilizar o sistema integrado, o usuário terá um tempo limite necessário para embarcar de um ônibus para o outro sem que haja a necessidade de pagar outra tarifa. Esse tempo será, inicialmente, de 90 minutos. Depois, serão feitos os ajustes necessários.

Cartão eletrônico – Todo o Sistema Integrado de Transporte será dotado de Bilhetagem Eletrônica. Isso significa que o usuário poderá usar o cartão eletrônico que já possui sem que haja a necessidade de recadastramento.

Para que os passageiros que pagam a tarifa em dinheiro participem do novo sistema, será necessária a aquisição de um cartão eletrônico avulso disponibilizado na Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A primeira via será gratuita. Para adquirir o cartão, basta o cidadão se dirigir a partir dessa segunda-feira, 24, à Associação e apresentar os seguintes documentos: foto 3×4, Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Residência. Depois de dois dias, o cartão será entregue no mesmo local.

Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista está localizada na Rua 2 de julho, nº 220, Centro da cidade.