A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou nessa sexta-feira (28) o Seminário de Segurança do Trabalho. Secretários e servidores responsáveis pelos Recursos Humanos participaram do evento realizado no auditório do Cemae e transmitido virtualmente pela plataforma Zoom. O objetivo foi apresentar os programas e laudos de Segurança e Medicina do Trabalho, elaborados pela Consultoria e Treinamento em Meio Ambiente e Segurança de Trabalho – Maseg.

Jair Anastácio e Júnior Cesar Anézio apresentam levantamento

Segundo o secretário municipal de Administração, Kairan Rocha, o Município iniciou em 2018 um projeto de certificação da Folha de Pagamento e a conclusão dos documentos apresentados no Seminário foi mais um passo para regulamentação. “A consultoria fez um trabalho de avaliação das condições direcionadas às medidas de Segurança do Trabalho e das condições de todos os prédios municipais para, com base nisso, fazer as adequações necessárias. É um trabalho que visa melhorar as condições de trabalho de cada servidor do Município e dar legalidade à Folha de Pagamento”, explicou Rocha.

Foram apresentados cada um dos instrumentos que serão entregues a todas as secretarias e as instruções de como elas deverão aplicá-los. Durante a exposição, o diretor técnico da Maseg, Júnior Cesar Anézio, citou o diferencial do levantamento realizado em Vitória da Conquista: “Já temos a experiência de ter feito esses trabalhos em diversos órgãos públicos e em Conquista houve uma exigência que foi muito positiva em relação à abrangência e objetividade. Vitória da Conquista tem demostrado o diferencial nessa preocupação com a saúde do servidor e o cumprimento legal”.

Para evitar aglomerações, a maior parte dos servidores participou do evento por teleconferência

Os documentos apresentados são: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Programa de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI).

Para Bianca Fernandes, responsável pelo RH da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, o seminário foi importante, “pois nos incluir neste processo de aperfeiçoamento dos RHs, nos possibilitando conhecer os instrumentos de forma detalhada, visando a melhor aplicação dos estudos realizados pela empresa”.