Defesa Civil
Postado em 5 de maio de 2023 as 15:09:52
Membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) e da Defesa Civil de Vitória da Conquista participaram, em Salvador, nessa quinta-feira (4), de um encontro para discutir insegurança hídrica, juntamente com representantes de cerca de 150 municípios baianos.
Promovida pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Governo da Bahia (Sudec), a reunião contou com a participação da Agência Nacional de Água, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
Representando a comitiva conquistense, estiveram presentes o gestor da SMDR, Luís Paulo Santos; a coordenadora de Abastecimento, Joana Darque, o coordenador administrativo da SMDR, Cely Neto; a coordenadora da Defesa Civil, Rosângela Freitas; e o engenheiro Gabriel Queiroz.
Durante o encontro, os municípios apresentaram as dificuldades atuais em relação à escassez de água, especialmente nas regiões do semiárido baiano. Os gestores conquistenses apontaram a cobertura limitada da Operação Carro-Pipa federal, impasses com a homologação do decreto emergencial de seca pelo Governo Federal, necessidade de implantação de sistemas simplificados de água pela Cerb, assim como de viabilizações e extensões de pontos de abastecimento de água pela Embasa.
A partir dos cenários expostos, a proposta é traçar um diagnóstico para melhorar os procedimentos executados pelas instituições que atuam no apoio ao enfrentamento da insegurança hídrica pelas comunidades.
O secretário da SMDR, Luís Paulo Santos, avaliou a discussão. “Foi necessária para alinhamento entre os órgãos. Tivemos a impressão que todos se sensibilizaram com as dificuldades que os municípios têm enfrentado com os problemas da escassez hídrica”, disse.
Além de participar do evento, Luís Paulo também protocolou solicitações à Cerb e ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), em busca de insumos para a melhoria das estruturas dos sistemas de água do município.
Avanços – A Sudec já confirmou a adesão de Vitória da Conquista ao Convênio Água Potável. O engenheiro da Defesa Civil Municipal, Gabriel Queiroz, explicou o que significa esse avanço: “Será complementado o abastecimento de água potável de algumas localidades rurais. Será feito um estudo pelos técnicos para avaliar in loco, e assim compormos juntos o plano de trabalho.”
Referência – Vitória da Conquista foi destaque na reunião, ao ser mencionada como o único entre os municípios presentes a custear, com recursos próprios, as despesas com a complementação de abastecimento de água via carros-pipa. Esse esforço foi iniciado ainda em 2017, pelo prefeito Herzem Gusmão, e intensificado pela prefeita Sheila Lemos.
Pontapé – No fim de março, a Defesa Civil de Vitória da Conquista sediou uma reunião com a Sudec, na qual apresentou cobranças para resolver a situação da insegurança hídrica do município, nas esferas estadual e federal. Esse encontro foi o pontapé para o evento de hoje, que ampliou as discussões já iniciadas e incluiu outros atores e municípios.
Ainda nesse primeiro contato, a Defesa Civil Municipal entregou à Sudec um documento solicitando que a Operação Carro-Pipa federal passe a integrar um programa contínuo, garantindo o direito do acesso a água potável à população de maneira mais efetiva. A solicitação foi à Casa Civil, ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.