Meio Ambiente
Postado em 1 de junho de 2017 as 07:59:40
Eco Kids e Eco Teens: alunos que fazem parte do projeto participam de oficina
“Eu gosto muito de assistir filmes e a ideia de produzir um me deixa bastante animada”, confessou a estudante Tainá Bispo, aluna do 6º ano da Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa, localizada no distrito de Bate-pé. Tainá faz parte do grupo formado por 180 alunos, que nos próximos meses estarão participando dos projetos Eco Kids e Eco Teens.
Idealizados pelo Ministério Público da Bahia e executado, em parceria, com a Prefeitura Municipal, Núcleo Regional de Educação e conselhos municipais de Educação e Meio Ambiente, o Eco Kids e o Eco Teens buscam promover a conscientização ambiental a partir da produção e publicação de um jornal de temática ambiental nas escolas participantes da iniciativa.
Nestas edições, além dos jornais impressos, os projetos contarão com um concurso de produção audiovisual. “Os alunos produzirão entre 9 e 12 vídeos ligados à temática ambiental, assim pretendemos estimular o uso de novas linguagens”, explicou a técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Carla Brandão.
E com objetivo de sensibilizar os estudantes para a produção audiovisual, os organizadores dos projetos, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), promoveram, nessa quarta-feira, 31, uma oficina de sensibilização. A atividade foi realizada no Teatro Glauber Rocha e contou com exibição e comentário de filme, além da apresentação das ações que serão realizadas durante a execução dos projetos.
A promotora de justiça do Meio Ambiente, Karina Cherubini, lembrou que este é o quarto ano dos projetos no município. “Temos aqui nove edições de Eco Kids e Eco Teens, o que faz de Vitória da Conquista o município baiano com maior número de publicações e temos a certeza que os projetos seguirão graças ao empenho dos parceiros, do apoio das escolas e professores e do compromisso dos alunos”.
Além da Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa, participam do projeto as escolas municipais Euclides da Cunha e Milton de Almeida Santo; os colégios estaduais Camilo de Jesus Lima e Dr. Orlando Leite, além do colégio Opção.