As luzes de Natal da Praça Tancredo Neves foram acesas no início da noite deste domingo (20), após contagem regressiva comandada pela prefeita Sheila Lemos e acompanhada com expectativa por centenas de pessoas. Com a antecipação da iluminação especial, conquistenses e visitantes poderão aproveitar, por um período maior, o brilho e encanto das 960 mil micro lâmpadas, cuidadosamente instaladas na praça.

Antes de ligar as lâmpadas que marcam o início do Natal Conquista de Luz no município, a prefeita externou a alegria do momento ao lembrar que no ano passado todos ainda estavam muito apreensivos devido à pandemia da Covid-19. Sheila também falou sobre o desafio de seguir com uma proposta de iluminação que não utiliza as árvores como suporte para as lâmpadas e que superou em beleza a decoração de anos anteriores.

A prefeita Sheila Lemos e o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer caminharam na praça e observaram de perto toda a iluminação

E o desafio foi cumprido graças aos túneis e cortinas de micro lâmpadas de diversas cores, algumas revelando as bandeiras do Brasil e de Vitória da Conquista, e os LED’s colocados em formato retangular, com um túnel de 80 metros de comprimento na Alameda Dom Celso José, em frente à Catedral.

A prefeita também aproveitou o momento para destacar a importância do espírito natalino. “Que essas luzes que iluminam esse jardim sejam também luzes de amor, para que tenhamos um 2023 ainda melhor, com o renascimento do mestre Jesus em nossos corações”, declarou emocionada.

Micaela Rodrigues acompanhada do esposo Elder Batista e da filha Alice

Além do espetáculo de luzes, o tradicional presépio também embeleza a praça Tancredo Neves e chama o visitante à reflexão sobre o nascimento de Jesus Cristo. “Este ano, a ideia é mostrar Jesus nascendo dentro da nossa realidade mostrada com José representado por um vaqueiro, Maria com roupas de camponesa e o menino Jesus, em vez de deitado numa manjedoura encontra-se numa rede”, explicou o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Xangai. Festas do folclore popular como o bumba meu boi e a burrinha são representadas nas figuras dos reis magos, dos pastores e dos animais que os acompanham.

Davi Novais, Jamile Souza e Iolanda Pires no corredor de túnel LEDs na Alameda Dom Celso José, em frente à Catedral

Quem foi a praça gostou do que viu. Contemplando a iluminação pela primeira vez, a professora Micaela Rodrigues, que veio morar em Vitória da Conquista há menos de um ano, ficou encantada com o brilho e os valores culturais representados. Já a vendedora Jamile Souza sempre visita a praça Tancredo Neves na época do Natal e acredita que a iluminação de 2022 superou a beleza dos anteriores. “Outra coisa é que começando mais cedo, aumentam as oportunidades de vendas para os comerciantes aqui da praça, já que o movimento é bem maior”, avaliou.

E o pipoqueiro Antônio de Oliveira, que trabalha na Tancredo Neves há 50 anos e vê as vendas aumentarem muito enquanto as lâmpadas estão acesas, comprova isso. Ele também parabenizou a prefeitura pelo lindo trabalho que alegra ainda mais as últimas noites do ano.

Há 50 anos vendendo pipoca na Tancredo Neves, Antônio de Oliveira celebra o movimento e o aumento nas vendas

Conforme a tradição, a iluminação especial do Natal Conquista de Luz segue até 6 de janeiro, dia de Santos Reis, que também foram lembrados na noite deste domingo com a apresentação do terno de reis Estrela d’Alva, do loteamento Jardim Copacabana II.