Para garantir que a nova sede do Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf) esteja inteiramente adequada às novas modalidades de atendimento, a Prefeitura de Vitória da Conquista ampliou o projeto da obra. Com a ampliação, a obra atualmente se encontra em 54% de execução e já recebeu R$ 1.042.362,25 de recursos federais e contrapartida do Município.

Foram incluídos no serviço a instalação de reservatório elevado, aplicação de resina sobre revestimento de piso, forro, novas instalações elétricas e isolamento acústico. “A gente entendeu que algumas mudanças precisavam ser feitas, principalmente de acessibilidade e isolamento acústico, que não estavam previstas. Precisamos garantir que tudo esteja adaptado para que a gente possa iniciar”, explicou a coordenadora do Cemerf, Cristiane Rocha.

Neste momento, estão sendo executados os serviços de escavação para ligação de ramal na rede esgoto existente e aplicação de gesso. Nos próximos dias, serão realizadas instalações de louças e metais, elétricas, e das redes de telefonia e de computadores, além do isolamento acústico. Toda a parte estrutural do espaço já foi concluída, a exemplo da cobertura, esquadrias, revestimento de parede, pintura, instalações hidráulicas, instalações de combate a incêndio e o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

Com a ampliação do Cemerf, será possível dobrar o número de pessoas atendidas por dia. Além de cuidar de usuários com comprometimento motor e dos que precisam de tratamento em saúde auditiva, o Centro passará a atender também a pacientes com deficiência intelectual e visual, garantindo a sua reabilitação.

“Também na parte administrativa vamos ter sala de reunião, miniauditório e espaço de almoxarifado próprio, que é uma demanda antiga”, contou Cristiane. “Vamos fazer 22 anos de serviço no fim do ano, e este será um grande presente de aniversário para nós”, concluiu.

A obra está sendo executada pela empresa Líder Engenharia e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).