As equipes da limpeza pública estão atentas aos cuidados

Cuidar das pessoas e da cidade. Essa é uma preocupação do Governo Municipal durante o necessário período de isolamento social para combater a disseminação do novo coronavírus. Entre as atividades que não podem parar estão os serviços de limpeza pública, que estão diretamente relacionados à higiene e à saúde pública.

Para a manutenção da limpeza, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e a empresa Torre, terceirizada que executa a coleta de lixo em Vitória da Conquista, adotaram medidas preventivas, para proteger os servidores e funcionários que estão diariamente nas ruas, em contato com outras pessoas e com os resíduos.

Momentos educativos foram realizados com os colaboradores

“Nosso primeiro passo foi o esclarecimento sobre a pandemia e as medidas de proteção. Em seguida, foram distribuídos dispensadores para álcool gel e sabonete líquido, nas dependências da Coordenação de Limpeza e da Torre”, explica o gerente de coleta e destinação final, Thiago Lélis. De acordo com ele, o turno de trabalho também foi flexibilizado com o intuito de evitar que os colaboradores utilizem o transporte público mais de duas vezes ao dia.

Segundo o Núcleo de Segurança do Trabalho da Torre, a empresa intensificou o fornecimento dos EPIs necessários, como luvas e máscaras, e distribuiu materiais informativos aos colaboradores. “Adotamos medidas de prevenção e cuidados em relação ao Coronavírus. Realizamos palestras, implantamos cartazes ilustrativos com orientações básicas, distribuímos panfletos e informações necessárias, incentivando, por exemplo, a higienização das mãos”, afirma a responsável pelo setor, Poliana Aguiar.

Outra medida adotada foi a rigorosa higienização das dependências da empresa e dos veículos, caminhões e ônibus, sendo realizadas com produtos específicos e com maior frequência.