Gabinete da Prefeita
Postado em 29 de agosto de 2022 as 10:21:16
Depois de três dias de festa, a 16ª edição do Festival de Inverno Bahia (FIB), realizado pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, chegou ao fim, na noite deste domingo (28), superando as expectativas. Cerca de 60 mil pessoas de Vitória da Conquista e de outras cidades brasileiras curtiram ao som de grandes expoentes da música brasileira.
A prefeita Sheila Lemos prestigiou todos os dias do evento. No último, percorreu, ao lado de secretários e demais gestores municipais, o Parque de Exposições Teopompo de Almeida, local de realização da festa. Ela verificou de perto a presença maciça do público em todos os espaços, conversou com as pessoas e visitou estandes, a exemplo daqueles onde funcionaram serviços municipais.
“O melhor festival de música do Brasil é aqui, é o Festival de Inverno Bahia, uma festa linda, da cidade, que traz muitas pessoas de fora para nos visitar e aqui deixam recursos, movimentam a economia. Vimos bares, restaurantes, hotéis lotados. Além disso, antes mesmo do festival começar, por exemplo, o comércio teve um acréscimo nas vendas de vestuário e calçados. A Rede Bahia está de parabéns”, enfatizou Sheila.
Mais uma vez, a Prefeitura foi parceira do evento com ações e serviços nas áreas de Desenvolvimento Social, Mobilidade Urbana, Saúde e Serviços Públicos. A prefeita fez questão de parabenizar os servidores envolvidos. “Vim aqui trazer o meu abraço e a minha gratidão a todos os servidores da Prefeitura que trabalharam para que o Festival de Inverno fosse esse sucesso. Até 2023, se Deus nos permitir”, destacou a prefeita.
Conquista na rota dos grandes festivais de música
Segundo o diretor-presidente da Rede Bahia, Paulo Cesena, o balanço dessa edição é positivo. “O FIB superou todas as expectativas tanto do ponto de vista do reconhecimento do público quanto dos patrocinadores. Para isso, foi muito importante o apoio da cidade, que abraçou o evento. Estamos todos muito satisfeitos com esse apoio, que foi fundamental. Para 2023, a gente já parte com a expectativa de ser ainda melhor do que foi este”, salientou.
É o que também espera o produtor musical Max Viana, que assinará a direção artística do FIB em 2023. Ele chegou à cidade desde quinta-feira (25) e aproveitou para conhecer um pouco melhor a dinâmica dela e do evento para as sugestões do próximo ano. “Fiquei muito feliz. Vi uma cidade inteira respirando festival, com orgulho dele e acho que isso é uma coisa muito bacana e reforça aquela ideia que eu tinha, quando fui chamado, que é colocar o FIB no mapa dos grandes festivais do Brasil. Acho que já podemos dizer que é o maior festival do interior do Brasil, pelo tamanho físico, quantidade de pessoas, expressividade dos artistas. Queremos amplificar isso ainda mais”, contou.
Retorno garantido
Nesses três dias de festival, não foram apenas as atrações musicais do FIB que encantaram os visitantes. Conhecida por suas baixas temperaturas, principalmente, no mês de agosto, a chamada Suíça Baiana deixou um gostinho de “quero mais” entre os turistas que a visitaram. Eles prometeram retornar para aproveitar a cidade.
Uma dessas turistas é a enfermeira Michele Fernandes, que mora em Ilhéus, sul da Bahia. Ao lado do marido, José Carlos Pereira, e de um casal de amigos de Águas Vermelhas (Minas Gerais), ela visitou Conquista pela primeira vez e afirmou estar encantada com o que viu, não só no festival, mas da cidade em si.
“Conquista me encantou… o movimento, o pessoal da cidade, os bares e restaurantes”, contou a enfermeira. Tanto foi assim que ela pretende voltar mais vezes, inclusive para conhecer pontos turísticos como o Cristo, que está sendo revitalizado pela Prefeitura, bem como os outros eventos realizados na cidade. “Com certeza, retornaremos e a família vai vir também”, assegurou.
Quem também promete vir mais vezes para aproveitar os atrativos de Vitória da Conquista é a aposentada Ana Maria Ribeiro. Natural de Salvador, ela também visitou a cidade pela primeira vez. “Não conhecia Conquista. Estranhei um pouquinho o frio, mas soube que fomos contemplados este ano porque não está tão frio como geralmente costuma ficar nesse período”, comemorou.
Ainda falando sobre suas impressões acerca da cidade, Ana Maria foi taxativa: “gostei muito da cidade, ela é bastante hospitaleira. Retorno para Salvador extremamente satisfeita. Por isso, vou voltar outras vezes e divulgarei para que o pessoal não perca e venha visitar, principalmente, quem nunca veio”.