Prefeita aprecia as orquídeas ao lado da secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos

No entardecer desta quinta-feira (29), dia em que completou 51 anos, a prefeita Sheila Lemos visitou o Orquidário, acompanhada pelos vereadores Hermínio Oliveira e Ricardo Babão. O espaço é um dos equipamentos que compõem o Parque Ambiental do Rio Verruga, situado no bairro Recreio, nas proximidades do condomínio Caminho do Parque.

No local, que deve ser oficialmente inaugurado nas próximas semanas, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) terminavam de instalar as primeiras orquídeas nas estruturas metálicas das estufas. “A estruturação metálica já foi concluída. O paisagismo já foi implantado há alguns meses, para que a grama ficasse no ponto certinho e as plantas chegassem ao tamanho ideal. Agora, iniciamos a instalação das orquídeas”, informou a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.

Sheila recebeu de presente da equipe da Semma, uma orquídea da espécie cymbidium

Até o momento, cerca de 200 plantas dessa espécie já estão penduradas nas hastes metálicas, tendo sobre elas uma tela especial que as protege do excesso de sol, chuva e vento. Segundo a prefeita, falta pouco para que a população em geral possa conhecer o espaço, que terá vigilância 24 horas por dia e poderá ser visitado de segunda a sexta, durante o horário comercial.

“Estamos nos detalhes finais para logo, logo, inaugurar e deixar à disposição da população para vir conhecer este belíssimo lugar. Vale muito a pena. Aqui traz uma paz de espírito para a gente, porque estamos próximos da natureza e com belíssimas orquídeas”, disse Sheila, depois de percorrer as estufas e apreciar a grande variedade de espécies, como phalaenopsis, cymbidium, dendobrium e chuva-de-ouro.

O clima de “paz” mencionado pela prefeita deve-se não apenas à presença das orquídeas, mas de todo o conjunto da obra. Em matéria de plantas, há também bromélias, palmeiras e inúmeras outras espécies, além do fato de que o Orquidário encontra-se rodeado por eucaliptos.

O piso de saibro, em formato circular, é margeado por grama e pelos bancos de concreto que ficam sob as estufas. Quem se sentar ali, se olhar para cima, verá centenas de orquídeas por sobre a cabeça, enquanto, do lado externo, a visão é complementada pelas copas dos altíssimos eucaliptos que circundam o ambiente. Além desse amplo painel visual, a trilha sonora inclui o canto de aves como bem-te-vis, maritacas e lavadeiras.

Visita à Catedral das Flores

Depois de conhecer o Orquidário e de receber da equipe da Semma, como presente de aniversário, um buquê de orquídeas da espécie cymbidium, Sheila ainda visitou a Catedral das Flores, situada a menos de um quilômetro dali. A estrutura metálica, neste caso, também já foi concluída, assim como o paisagismo. Falta ainda cercar o espaço, instalar um portão e cobrir as hastes metálicas com trepadeiras. No momento em que a prefeita vistoriava a obra, o cenário era favorecido por uma luminosidade com cores quentes, graças ao pôr-do-sol.

Obra da Catedral das Flores está em fase final

A obra

A construção do Orquidário e da Catedral das Flores é executada pela empresa G3 Polaris Serviços Eireli, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). Ambos os equipamentos estão localizados nas proximidades da rua Marcelino Rosa, no bairro Recreio.

O projeto do Parque Ambiental do Rio Verruga foi elaborado pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner (1937-2021), na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão. A área do Orquidário é de 706,37 m²; e a da Catedral das Flores, 216 m².