Gabinete Civil
Postado em 14 de fevereiro de 2023 as 15:28:47

Primeira agenda da PZO em 2023 foi com representantes da ONG Sementes do Amanhã
A prefeita Sheila Lemos retomou nesta terça-feira (14), o atendimento semanal no gabinete da Prefeitura da Zona Oeste (PZO), no Centro Cultural Glauber Rocha. Essa primeira agenda oficial de 2023 foi dedicada a um grupo de representantes da ONG Sementes do Amanhã, que solicitou intervenções na infraestrutura do bairro Vila América.
Além de pedir por melhorias nos espaços públicos do bairro, o grupo conversou com a gestora sobre a cessão de um terreno municipal para que a entidade possa construir uma sede própria. Sheila recomendou que eles identifiquem uma área que julguem apropriada e façam oficialmente a solicitação – o que permitirá que o Município providencie o processo de doação e o submeta à votação pela Câmara de Vereadores. “Quando vocês mandarem, podem ter certeza de que iremos fazer”, assegurou.
Com relação às intervenções nas áreas públicas, a prefeita falou sobre as dificuldades financeiras que diminuem a capacidade de investimento por recursos próprios. “Para qualquer investimento em áreas públicas da cidade, a gente precisa de emendas parlamentares, porque nós não temos recursos para fazer. Por isso, precisamos ir atrás de investimentos”, resumiu Sheila.
Conforme ela explicou aos moradores do Vila América, o dinheiro arrecadado pela Prefeitura, por meio dos tributos municipais, é destinado às áreas de limpeza pública, educação e saúde, e cada centavo que for direcionado a outras finalidades vai significar a diminuição de recursos para esses três setores prioritários.
Outro questionamento trazido pelos moradores foi sobre os problemas causados pelas chuvas ao sistema de drenagem do bairro, principalmente no canal da Rua Diogo Álvares Correia. Segundo a prefeita, o Município aguarda que o Governo Federal envie os recursos solicitados. “Estamos esperando os recursos federais chegarem para podermos fazer. E problema só será de fato conhecido quando o canal for aberto”, explicou.

Sheila falou sobre a necessidade de buscar investimentos externos
A presidente da ONG, Ana Carla Santos, apreciou os encaminhamentos feitos pela prefeita. “Foi uma reunião muito produtiva. Nós vamos lutar um pouco mais e correr atrás desses recursos para melhorar a estrutura do nosso bairro”, relatou a líder comunitária, que é também vice-presidente da associação de moradores do Vila América e integrante do conselho da unidade básica de saúde local.
Sobre a ONG
Fundada em 2017, a ONG Sementes do Amanhã se dedica a oferecer alternativas a crianças e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade – o que não impede que atenda também a pessoas idosas. Atualmente, mais de 200 moradores do Vila América são atendidos pela entidade, que disponibiliza atividades artísticas, práticas esportivas e orientação pedagógica a mais de 200 pessoas, sendo a maioria crianças e adolescentes.
Esse trabalho social é feito por meio de parcerias com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a equipe da unidade básica de saúde, a Escola Municipal Mozart Tanajura, empresários locais e membros de instituições religiosas. Um das novidades, de acordo com a dirigente, é a oferta de cursos profissionalizantes. “Nosso maior sonho é que essas pessoas sejam encaminhadas ao mercado de trabalho”, disse Ana Carla.

Do ex-vereador Joaquim Libarino, a prefeita recebeu o pedido por intervenções em estradas rurais danificadas pelas chuvas
Melhorias nas estradas do distrito do Pradoso
A agenda da prefeita na PZO incluiu ainda uma reunião com o ex-vereador Joaquim Libarino, que recorreu ao Governo Municipal em busca de melhorias para aproximadamente 10 quilômetros de estradas que interligam as comunidades de Baixão, Malhada, Retiro e Saguim II. Segundo Libarino, as vias foram deterioradas pelo grande volume de chuvas dos últimos dois anos.
Sheila tomou nota das reivindicações e se comprometeu a informar sobre essa situação à subprefeitura responsável pela região do Pradoso. “Foi uma reunião muito boa. Na medida do possível, a prefeita Sheila Lemos fez o compromisso de solucionar o problema”, comentou o ex-parlamentar.