A partir desta sexta-feira (26), Vitória da Conquista se transformará novamente na cidade da música. Depois de dois anos suspenso por conta da pandemia o Festival de Inverno Bahia (FIB), está de volta. Hoje, em coletiva à imprensa promovida pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, organizadora do festival, a prefeita Sheila Lemos ressaltou a importância do FIB para movimentar a economia da cidade.

“A partir de amanhã, receberemos pessoas de toda a Bahia e de outros estados do Brasil, o que para nós é uma alegria muito grande. Vitória da Conquista já respira o Festival de Inverno, um evento que traz riqueza para a cidade, movimenta o comércio, gastronomia, hotelaria, salões de beleza e o comércio informal. E é isso que a gente deseja: essa distribuição de riqueza, a movimentação da economia da nossa cidade”, enfatizou Sheila.

Segundo dados da organização, o FIB, que acontece até domingo (28), gera 2.500 postos de trabalho e 3.500 empregos indiretos. A expectativa é que aproximadamente 25 mil pessoas, por noite, curtam os shows dos mais de 30 artistas que subirão nos quatro palcos espalhados pelo Parque de Exposições, entre eles, grandes nomes da música brasileira, como Maria Bethânia, Ivete Sangalo. Fagner, Elba Ramalho e Os Paralamas do Sucesso.

“Esperamos que todos possam curtir com paz, alegria e segurança. Essa é uma festa que a cidade já abraçou e a qual temos o prazer de apoiador”, assegurou a prefeita. O apoio a que prefeita se referiu acontece por meio das secretarias municipais de Saúde, com ações de fiscalização, promoção e prevenção à saúde; Serviços Públicos, responsável pela iluminação e limpeza no entorno; e Mobilidade Urbana, com a atuação dos agentes de trânsito nas vias ao redor do parque.

Para o diretor-presidente da Rede Bahia, Paulo Cesena, contar com o apoio da Prefeitura é fundamental para o sucesso do evento. “Um festival dessa magnitude só acontece com sucesso por meio da parceria de vários atores. E a participação do poder público nesse momento é fundamental. Há uma série de medidas que precisam ser coordenadas, combinadas para oferecermos o melhor para o nosso público”, ressaltou.

Opinião semelhante tem a gerente-executiva da Bahia Eventos, Gabriela Gaspari. Ela afirmou que o apoio da Prefeitura para a realização do evento é essencial. “Sem esse apoio não tem como fazermos um evento desse. É um apoio é indispensável”, afirmou.

Max Viana, novo diretor artístico do Festival a partir de 2023, a prefeita Sheila Lemos, Gabriela Gaspari e Paulo Cesena.