Na manhã desta quarta-feira (21), a prefeita Sheila Lemos participou da cerimônia em comemoração aos 50 anos do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar (PM). No evento foi inaugurado o Memorial Ten Cel PM Ref Ayrson Alves do Santos, que apresenta com fotos e documentos a história da corporação no município. Acompanhando a prefeita, estava o Chefe de Gabinete Civil Lucas Dias.

A prefeita parabenizou o 9º Batalhão pelos 50 anos e ressaltou a brilhante história em Vitória da Conquista. “A Polícia Militar é parceira da comunidade e da Prefeitura Municipal. Nós temos muito orgulho da Polícia Militar aqui. Parabenizamos o 9º Batalhão pelos seus 50 anos e que esta parceria se estenda por muitos anos”.

Presente no evento, o comandante Geral da PM na Bahia, Cel Paulo Coutinho, parabenizou o 9º Batalhão e destacou a inauguração do Memorial homenageando o Cel Ayrson, a quem se referiu como um oficial notável, discreto e extremamente correto. “Todas as instituições mais fortes do mundo cultuam sua história”, disse. Ele elogiou os serviços prestados pelo comandante Ten Cel Souza Jr e acrescentou que “não existe polícia sem a parceria da sociedade. A instituição progride de maneira incessante, luta contínua, mas gratificante pelo retorno social que temos tido”.

O Ten Cel Souza Júnior afirmou em seu pronunciamento que o 9º Batalhão surgiu em 1971 com a missão de oferecer policiamento extensivo e preservar a ordem pública em 58 municípios da região sudoeste. “Em 2010, passamos a ser responsáveis pela capacitação do efetivo. Quase três mil alunos PMs formados. Cada um contribui com essa história de sucesso”. O comandante ressaltou que a unidade é referência nesta área do ensino e acrescentou que o Memorial é para “reconhecer o valor de todos que por aqui passaram e os que hoje estão”. Ele agradeceu a presença da prefeita Sheila e a parceria destes anos.