Há 15 anos, no dia 26 de outubro, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) implantava em Vitória da Conquista o Instituto Multidisciplinar em Saúde – Campus Anísio Teixeira. Em comemoração, será realizada uma sessão especial da Câmara de Vereadores, na próxima sexta-feira (22), quando serão apresentados testemunhos e depoimentos de professores, egressos, representantes da sociedade civil e autoridades, entre elas a prefeita Sheila Lemos.

A gestora gravou um vídeo em que ressalta a importância da existência do IMS CAT e da parceria entre as duas instituições que buscam a melhoria da qualidade de vida da população.

Em sua mensagem, Sheila Lemos parabeniza a Ufba, agradece a parceria e destaca o desenvolvimento trazido para o município ao longo desses 15 anos, “quer seja pela contribuição dada à economia, ao consolidar Vitória da Conquista como polo de educação, quer seja por colocar à disposição da comunidade profissionais que elevam a qualidade dos serviços de saúde público e privado, possibilitando um cuidado maior à população, dado o excelente nível da formação oferecida no Campus Anísio Teixeira”, afirmou.

O diretor do campus Anísio Teixeira, Márcio Oliveira, lembrou que a Prefeitura é apoiadora da instituição desde a sua fundação. “Desde lá, continua nos apoiando por meio de convênios e permite, por meio da utilização dos seus campos de prática […], a presença constante de nossos alunos, professores e servidores técnicos, com o intuito de utilizar bem esses espaços, não só para formar nossos alunos, mas também para desenvolver atividades de pesquisa e extensão que visam não só melhor capacitar os profissionais da Prefeitura, mas também atender claramente melhor a população”, disse.

Parceria em prol da comunidade – A Prefeitura e o Instituto Multidisciplinar em Saúde unem esforços em várias iniciativas com foco na saúde e bem-estar da população de Vitória da Conquista. Destaque para a Farmácia da Família, que proporciona serviço de qualidade aos pacientes não apenas na dispensa de medicamentos, como também no acompanhamento clínico. A experiência também é positiva para os universitários que atuam no órgão, onde obtêm capacitação profissional.

Ainda fruto da parceria entre as duas instituições, foi possível executar o projeto de triagem da circulação dos vírus da Dengue, Zika e Chukungunya, visando identificar e eliminar os focos do mosquito no município. Destaque ainda para a oferta de consultas ginecológicas a mulheres atendidas pela Atenção Básica, no Hospital Municipal Esaú Matos. No início da pandemia, a Universidade também fabricou e doou álcool em gel para os profissionais de saúde da Rede Municipal.

O Governo Municipal e a Universidade também se aliaram para apoiar e executar projetos como o HealthRise, voltado à detecção e controle da diabetes e da hipertensão pelos agentes Comunitários de Saúde, e o HeartRescue, que objetivava à prevenção e à abordagem do paciente com suspeita de infarto. Menção também ao Projeto BigData Péricles, voltado ao rastreio de indivíduos com hipertensão não controlada e ajuda no controle daqueles que já possuem o diagnóstico.

A Ufba – O campus Anísio Teixeira faz parte de um projeto de interiorização da Ufba, com a proposta de ampliar a oferta de vagas no ensino superior público e promover a inclusão social de segmentos excluídos da educação superior. Atualmente, a instituição conta com cerca de 1.400 alunos, sete cursos de graduação e cinco programas de pós-graduação, incluindo mestrados, doutorados e residência multiprofissional em saúde. Aliando ensino, pesquisa científica e extensão universitária, a Ufba tem servido cada vez mais ao desenvolvimento de melhoria da qualidade de vida da população não apenas de Vitória da Conquista, mas da região Sudoeste.