Ao fim da contagem regressiva comandada pela prefeita Sheila Lemos, cerca de um milhão de lâmpadas se acenderam na Praça Tancredo Neves na noite desta segunda-feira (6). A inauguração da tradicional iluminação natalina foi acompanhada por um público ansioso para conferir as novidades preparadas para este ano pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

O presépio que apresenta o Menino Jesus, Maria e José com feições sertanejas é uma delas. “Todos com aparências nordestinas, sertanejos como nós somos. Então é uma inovação de não fazer aquele Natal como é vendido comercialmente, e sim um Natal de nós, sertanejos. É esse o espírito do Menino Jesus de renascer em nossos corações a cada dia”, comentou a prefeita Sheila Lemos, e convidou a população a visitar a praça até o dia de Reis, 6 de janeiro, para desfrutar as belezas do espaço.

A outra novidade é que, este ano, as luzes não transpassaram as árvores e arbustos da praça. A proposta é evitar interações agressivas com a fauna e a flora e preservar o meio ambiente. Por isso, foram instaladas estruturas metálicas para dar vida a túneis de luz, pergolado e grandes cortinas de led, que chegam a seis metros de altura. Acima da cascata, foi instalado um palco flutuante para recepcionar as apresentações de corais.

As mudanças foram propostas pelo secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, o músico, cantor e poeta Xangai. “Pensamos em fazer uma iluminação bonita e criativa, as árvores todas estão visíveis com essa iluminação. Havia sempre também um costume de instalar uma árvore de Natal dentro do lago, mas o lago mostra o reflexo dessa beleza toda, a bandeira de Conquista”, explicou o secretário.

A prefeita, ladeada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Luís Carlos Dudé, e o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Lourival Trindade

O público aprovou as novidades. “Ficou muito show”, disse o assistente técnico Emerson de Castro, que veio assistir ao espetáculo com a esposa Júlia e a filha, Maria Melinda, de dois anos. “Trouxe minha filha logo na inauguração. Estávamos ansiosos, porque agora ela tá começando a entender e ficou muito impressionada. Tá de parabéns, de verdade”, completou.

A designer de interiores Marina Lima elogiou todas as mudanças. “Achei belíssimo, muito lindas essas luzes. Achei muito legal essa ideia de não colocar luzes nas árvores. A ideia, também, do presépio sertanejo, achei muito criativo, a nossa cara, de Vitória da Conquista. Achei tudo muito bonito, inovador. A ideia de colocar a bandeira da cidade em luzes tá muito criativo, muito bonito. Gostei muito”, disse Marina.