Na noite deste domingo (3), a prefeita Sheila Lemos prestigiou o lançamento do livro “Além da fé – a vida de Irmã Dulce”, obra do escritor e jornalista Valber Carvalho. O evento foi antecedido pela celebração de uma missa, na Igreja Irmã Dulce dos Pobres, no bairro Vila América.

O livro, lançado em Salvador em dezembro do ano passado, é fruto de uma extensa pesquisa sobre a vida de Irmã Dulce, que viveu na capital baiana entre 1914 e 1992, tornando-se a primeira santa brasileira canonizada no Vaticano. Para escrever a obra, Valber recorreu a mais de 13 mil documentos e 500 entrevistas.

“Eu não poderia deixar de vir neste momento de resgate da linda história da Irmã Dulce. Já estava bastante curiosa para saber do livro, que foi lançado desde o ano passado e não tinha chegado aqui ainda em Conquista. Hoje foi o dia de a gente fazer a homenagem a essa santa, mulher que foi o Anjo Bom da Bahia. Santa Dulce dos Pobres tem uma história de vida muito bonita”, declarou a prefeita.

O jornalista e escritor Valber Carvalho falou sobre o sentimento de trazer sua obra até Vitória da Conquista. “Hoje acredito que a emoção de estar aqui se reflete em uma coisa muito simples: é preciso difundir essa palavra, é preciso difundir essa mensagem. Onde eu for convidado, eu irei. Porque qualquer coisa é menor do que a frutificação desse exemplo, e nós temos que levar esse exemplo aos quatro cantos e também uma coisa muito importante: nós temos que rejuvenescer essa devoção”, disse.

Parcerias – O terreno onde foi erguida a Capela Irmã Dulce foi fruto de uma doação articulada pelo ex-prefeito Herzem Gusmão. Neste momento, o Governo Municipal está viabilizando a doação de uma área para a construção de um centro comunitário no bairro Vila América, que será administrado pela congregação da Capela Irmã Dulce. Para isso, a medida deverá ser aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores.