O juiz Titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, Doutor Juvino Henrique Souza Brito, está oficialmente aposentado a partir de hoje e, pelos bons serviços prestados na proteção às crianças e adolescentes da região, foi homenageado pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista, na noite de ontem (17). Acompanhada por autoridades e membros do governo, a prefeita Sheila Lemos compareceu para saudar o magistrado e agradecer por sua contribuição a Vitória da Conquista.

Ao longo de 12 anos à frente da 1ª Vara da Infância e Juventude, o juiz acumulou resultados expressivos que contribuíram para colocar Vitória da Conquista como destaque nacional nas políticas de assistência às crianças e adolescentes. Junto à administração municipal, destacam-se feitos como a construção do Centro Integrado de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e, mais recentemente, do Complexo de Escuta Protegida.

Recebido por um grupo musical formado por crianças e adolescentes assistidos pelo Núcleo de Cidadania Adolescente (NUCA), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o agora magistrado aposentado recebeu da prefeita e pelo presidente da Câmara, Luis Carlos Dudé, duas placas em honra ao seu legado.

A prefeita Sheila ressaltou o empenho e a dedicação do juiz na atuação pela proteção das crianças e adolescentes da região. Destacou ainda o papel decisivo do magistrado na melhoria da vida de muitas famílias. “Doutor Juvino é um modelo como pessoa e como magistrado. Peço a Deus que traga, para sua vaga, uma pessoa que tenha o mesmo carinho e sensibilidade em tratar as crianças. Agradeço, do fundo do coração, por tudo que tem feito pela nossa cidade”, disse a prefeita.

“Gostaria de fazer um agradecimento justo e especial à Prefeitura, por ter recebido as demandas da Vara da Infância quando solicitado. Destaco também a forma como a prefeita nos trata, a civilidade que tem ao expressar a vontade do Governo Municipal em socorrer os necessitados”, declarou o juiz homenageado, mencionando o apoio que obteve durante as gestões dos prefeitos Guilherme Menezes, Herzem Gusmão e Sheila Lemos.

Biografia – Doutor Juvino Henrique iniciou sua carreira como advogado na cidade de Guanambi, sendo aprovado para o cargo de Promotor de Justiça, em 1977. Ele atuou nos municípios de Urandi, Caculé, Itapetinga e Guanambi. Decidido a ser juiz de Direito, submeteu-se a concurso público para ingresso na Magistratura, no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, carreira que começou a exercer em fevereiro de 1990, sendo designado para a Comarca de Jacaraci. Passou ainda pelas comarcas de Poções e de Vitória da Conquista, onde assumiu a titularidade da 3ª Vara Criminal entre julho de 97 e maio de 2010, tendo também atuado na Justiça Eleitoral por dois biênios. Em 2004, Dr. Juvino foi agraciado com o Título de Cidadão Conquistense.