Na tarde dessa terça-feira (26), a prefeita em exercício, Sheila Lemos, compareceu ao Planetário Professor Everardo Públio de Castro, no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, para assistir, pela primeira vez, as projeções fulldome que criam um ambiente de realidade virtual.

Atualmente, estão em exibição as produções: “O que tem no céu” – doada pelo Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) –, “Viagem ao Centro da Via Láctea”, “Light Teaser” e o trailer do filme “Estrelas do Faraó” – que vai estrear no próximo dia 3. São realizadas duas sessões por dia, às 9h e às 16h, e disponibilizadas 30 vagas por sessão – o equivalente a 20% da capacidade em função da pandemia. O limite de idade para assistir é a partir dos 16 anos e as medidas de distanciamento e higienização são severamente respeitadas.

Em função da pandemia, são disponibilizados 20% da capacidade

A prefeita, que conheceu o equipamento e a estrutura montada do Planetário, se mostrou encantada com a exibição. “Primeira vez que estive aqui e pude contemplar este espetáculo. A expectativa agora é ver a reação dos alunos ao assistir e aprender com este equipamento único, quando puderem estar liberados ao fim das restrições pela pandemia”.

A maioria das animações é traduzida, renderizada, dublada e revisada pela equipe de técnicos da própria Secretaria Municipal de Educação (Smed), que trabalham exclusivamente no Planetário. Para visitar, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link. A equipe do Planetário retornará confirmando a vaga.