A prefeita Sheila Lemos, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias e a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, visitaram o povoado de Itapirema, localizado distrito Sede, na manhã deste domingo (26), para verificar o atendimento prestado pela equipe da Prefeitura às famílias acolhidas no abrigo provisório montado no Instituto Federal da Bahia (Ifba) e ver de perto a situação da localidade, atingida pelas chuvas intensas. Localizado a 18 quilômetros da sede do município, o povoado foi um dos locais mais atingidos pela tempestade que aconteceu na madrugada de sábado.

No local, a gestora reiterou o compromisso do Governo Municipal de dar o suporte necessário e trabalhar para diminuir os estragos causados pela intempérie. Na visita à área atingida ela viu a água ficou represada em vários pontos, formando verdadeiros lagos e invadindo algumas casas, devido a falta de escoamento.

Além do trabalho de assistência social, o abrigo da Itapirema recebeu também uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que examinou os abrigado e forneceu medicamentos.

Abrigado

O estudante Edvilson Mendonça, de 18 anos, é uma das pessoas que estão no abrigo do Ifba. Ele é um dos muitos moradores que guardarão a lembrança da noite deste sábado (25) quando viram a água inundar suas casas.

Edvilson, os pais e dois irmãos foram alojados em uma das salas do Ifba, onde receberam todo o apoio da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). Neste domingo (26), servidores da Prefeitura foram com ele até sua casa tentar resgatar alguns de seus pertences.

Evilson relatou que, assim que a água invadiu o local, foi até alguns vizinhos e fizeram contato com a Defesa Civil. Assim que os técnicos chegaram ao local, procederam com os protocolos de segurança e encaminharam a família para o acolhimento. “Fomos bem recebidos aqui. Eles providenciaram alimento, colchão, cobertor, travesseiro, roupas”, contou o estudante.