Consolidar Vitória da Conquista como portal de entrada da Chapada Diamantina foi o tema de uma reunião entre a prefeita Sheila Lemos e a prefeita Ana Medrado, de Mucugê, e o prefeito Gilmadson Cruz de Melo, de Ibicoara, que aconteceu nesta quarta-feira (23). Acompanhada dos secretários Xangai, de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), e Marcos Ferreira, de Desenvolvimento Econômico, a prefeita conheceu a proposta de união dos municípios da Chapada Diamantina com Vitória da Conquista com vistas ao impulsionamento do turismo nesta região do estado.

Segundo a prefeita, o governo municipal já demonstrou total interesse em contribuir com o turismo regional e de, principalmente, criar atrativos na cidade para a permanência dos visitantes. “Vitória da Conquista é a principal cidade da região, tem o melhor aeroporto do interior do Nordeste e é, em si, um ótimo local para conhecer e aproveitar da culinária, do nosso friozinho e da hospitalidade do povo. Conquista tem todas condições para ser a porta de entrada do turismo regional e vamos investir para que se torne ainda mais interessante para que os turistas passem aqui, curtam nossa cidade e sigam para a Chapada Diamantina. Essa parceria é muito bem-vinda”, afirmou Sheila Lemos.

A proposta, apresentada pelo consultor de turismo, Sérgio Magalhães, estabelece a criação de um hub turístico em Vitória da Conquista, que funcionará como um fio condutor para facilitar o acesso entre os municípios e viabilizar, sobretudo, negócios em diversas áreas. “Tendo em vista sua estrutura de aeroporto, hotéis e restaurantes, além dos serviços que a cidade oferece, vemos que a participação de Conquista é algo crucial neste salto turístico do interior da Bahia. Todas as cidades sairão ganhando”, destacou Sérgio.

Para a prefeita de Mucugê, Ana Medrado, a visita foi o primeiro passo para a consolidação de um novo ciclo do turismo na região. “Temos inúmeras belezas na Chapada Diamantina que ainda são pouco conhecidas pelo público em geral. Esta união será fundamental para implantar este eixo de turismo para o bem de toda a região”, disse Ana. O prefeito de Ibicoara, Gilmadson Cruz, salientou a importância da parceria firmada no encontro de hoje. “Temos Vitória da Conquista como nossa capital. Este momento é um divisor de águas para o turismo da Chapada Diamantina e da Bahia”, declarou ele.

Além das autoridades, também participaram da reunião, assessores das prefeituras de Mucugê e Ibicoara, o assessor especial da prefeita, Marcelo Melo, os secretários municipais de cultura, esporte, turismo e lazer, Xangai e de desenvolvimento econômico, Marcos Ferreira.