Sheila, entre o secretário Michael Farias e a gerente do Cras IV, Vanessa Macedo, corta o bolo de aniversário dos onze anos do Cras IV

A prefeita Sheila Lemos, acompanhada do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, participou da comemoração do aniversário de 11 anos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) IV, no Jardim Valéria, na tarde desta sexta-feira (14). A festa celebrou ainda o Dia das Crianças, com diversas atividades e brinquedos, a exemplo de gincana, pula-pula, piscina de bolinhas e distribuição de brindes.

“Nós queremos relembrar brincadeiras que estavam esquecidas, mostrando às crianças a importância de estarem juntas e, com isso, fortalecer os vínculos entre elas”, explicou a gerente do Cras Vanessa Macedo, que contou com a parceria do Centro de Convivência Conquista Criança.

Entre os Cras que atuam na zona urbana de Vitória da Conquista, o de número IV é o que lida com o maior número de pessoas. São mais de 7,2 mil famílias que vivem em bairros e loteamentos como Patagônia, Kadija, Simão, Campinhos, Morada Nova, Jardim Copacabana I e II, Jardim Sudoeste, Morada das Acácias, Conveima I e II, Cidade Modelo, Santa Terezinha, Conjunto da Vitória, Vila da Conquista, Loteamento Antônio Brito e Jardim Valéria. Um público inferior apenas ao do Cras Rural, que atende a toda a população da zona rural conquistense.

Cras IV atua no fortalecimento de vínculos com um público de mais de 7,2 mil famílias

Em sua fala, a prefeita destacou a importância dos investimentos em educação. “É muito importante nós pensarmos sobre o futuro das nossas crianças. Em Conquista, o nosso compromisso é de termos, cada vez mais, uma educação de qualidade e uma escola que ensina”, afirmou Sheila.

A gestora mencionou as notas obtidas recentemente por Vitória da Conquista no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o município alcançou a nota 5,6 – acima de cidades como Camaçari, que obteve 5,5, Salvador, que ficou com 5,4, e Juazeiro, que atingiu 5,1. Nos anos finais, os estudantes da Rede Municipal de Ensino obtiveram nota de 5,1, acima da meta que era de 4,6. Nesse quesito, Camaçari ficou com 4,8, e Salvador, com 4,7.

Rafaela, de 10 anos, foi a primeira a receber sua mochila. “Vou usar para estudar”, disse

“Estamos felizes com a nota que nós tivemos no Ideb, mas com o compromisso de, a cada ano, aumentá-la mais ainda. Só vamos estar completamente satisfeitos quando essa nota for a máxima, e quando nenhuma criança em Vitória da Conquista estiver fora da escola”, disse Sheila.

Mães e crianças agradecem

Além de conversar com os adultos e celebrar o aniversário do Cras IV, a prefeita Sheila distribuiu mochilas para as crianças da região atendidas pelo serviço. Os itens foram doados pela Receita Federal à Prefeitura.

A primeira a receber a mochila foi a pequena Rafaela Gomes, de 10 anos, que mora com a mãe e os seis irmãos no Conveima II. “Vou usar para estudar”, disse a garota, que atualmente cursa o 4º ano na Escola Municipal Anísio Teixeira.

Vizinha de Rafaela, Gilda também levou a filha Renata (de verde) e a neta à festa do Cras IV. “A mãe de Rafaela vai agradecer muito”, afirmou

Como sua mãe não pôde levá-la ao Cras IV, por estar trabalhando nesse horário, Rafaela foi levada pela vizinha Gilda Pereira, de 48 anos, a quem chama de “tia”. “A mãe dela vai agradecer muito”, afirmou Gilda, que trabalha com reciclagem. Além de Rafaela, ela estava com a filha, a diarista Renata, de 24 anos, e a neta, atualmente com dois anos. “Achei ótimo eles darem essa mochila para ela”, afirmou Renata.