Gabinete da Prefeita
Postado em 10 de maio de 2023 as 15:33:47
O Centro de Referência em Assistência Social do bairro Nossa Senhora Aparecida (Cras 7) acaba de completar 10 anos de existência. Para marcar a data, a prefeita Sheila Lemos anunciou a construção da nova sede do serviço durante evento comemorativo pela passagem da data, realizado nesta quarta-feira (10).
“Na semana do aniversário de 10 anos do Cras Nossa Senhora Aparecida, não poderíamos deixar de trazer essa boa notícia para vocês. Será um Cras novinho em folha, que seguirá transformando, impactando as vidas das pessoas que por ele passam. Esse é o nosso compromisso. É a assistência social mais forte para quem precisa”, salientou a prefeita.

Equipe do Cras 7
Ao lado do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, Sheila parabenizou a equipe do Cras 7 pelo trabalho realizado. Atualmente, o serviço é referência para 3.588 famílias de um território que envolve mais de 12 mil pessoas de 10 localidades. E, ao longo desses 10 anos, transformou a vida de várias delas.
- Ediene Silva
- Célia Chaves
Uma dessas pessoas é a terapeuta Ediene Silva, moradora do bairro Nossa Senhora Aparecida. Há sete anos, ela procurou o serviço em razão do diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) de seu filho, e teve a vida reescrita, tornando-se, como disse publicamente “uma joia preciosa moldada dentro do Cras 7”.
“O Cras pra mim foi um divisor de águas. Eu cheguei ao serviço como usuária num momento muito difícil da minha vida, e nele, a equipe me orientou, encaminhou meu filho para tratamento no Caps IA, nos fez ter acesso aos benefícios sociais. Durante o atendimento, uma das profissionais me alertou para o meu potencial. Foi então, que surgiu o desejo de me formar na área de terapia, área em que atuo hoje. O Cras me mostrou a profissional que tinha dentro de mim, e hoje, além disso, atuo como ator social do serviço, intermediando situações entre a população e o Cras. Só tenho a agradecer”, contou Ediene. Dando sequência a transformação de sua vida, ela atualmente cursa Fisioterapia em uma faculdade da cidade.
Outra moradora beneficiada pelo Cras 7 é a dona de casa Célia Chaves. Entre idas e vindas, como costuma dizer, ela encontra apoio no serviço há, pelo menos, um ano. “Procurei o serviço pela primeira vez quando precisei do auxílio emergencial e foi muito importante porque, além de conseguir o auxílio, encontrei acolhimento. Eu ficava muito em casa, estava entrando em depressão e quando cheguei lá foi todo mundo muito carinhoso. Pra mim, a equipe é nota dez”, assegurou.
- Irapuã Sampaio
Liderança comunitária do bairro, Irapuã Sampaio destacou a importância do Cras 7. “O Cras é um divisor de águas. Existe o antes e depois do bairro, em relação a implantação do Cras. O serviço veio para ficar e abre espaço para todos os setores da vida. Então, que venham mais 10, mais 30 anos do Cras Nossa Senhora Aparecida”, desejou Irapuã.
Como parte da programação de aniversário, o público teve acesso a uma série de serviços, como o Busca Ativa Escolar, Primeira Infância no Suas, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de pula-pula e pipoca. Os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida e membros do grupo Bom Samaritano também se apresentaram durante a programação.