Prefeita percorre as ruas do distrito acompanhada do coordenador do PAAC, Osmário Lacerda e do secretário da SMDR, Luís Paulo Sousa

Como todas as quintas-feiras, a prefeita Sheila Lemos teve agenda hoje (26) na zona rural de Vitória da Conquista. Ela foi ao distrito de Cercadinho, onde acompanhou a realização de mais uma etapa do programa Saúde em Todo Lugar, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conversou com moradores e líderes comunitários. A prefeita estava acompanhada de secretários de diversas áreas, como Saúde, Educação. Serviços Públicos (Sesep) e Desenvolvimento Rural (SMDR), além do vereador Nildo Freitas, líder do governo na Câmara Municipal.

Prefeita com o secretário de Educação, Edgard Larry e equipe e o vereador Nildo Freitas (segundo da esq. para a dir.)

Enquanto esteve no distrito a gestora pôde verificar o estado geral do local e afirmou ter apreciado o que viu. “Os equipamentos públicos estão muito bem cuidados. As ruas estão limpas, a praça arborizada. A escola municipal e o posto de saúde estão com uma estrutura muito boa”. Segundo a gestora, a distância em relação ao perímetro urbano não deve ser empecilho para que os equipamentos públicos cheguem à população. “Pode ser o mais distante que for, o Governo para Pessoas não deixa ninguém para trás. Estamos aqui para escutar os desejos e anseios da comunidade, e vamos trabalhar o tempo todo para que todos vocês tenham uma vida digna”.

Sobre o Saúde em Todo Lugar, a prefeita afirmou ter ficado muito contente com o que viu e elogiou a atuação da SMS. “A proposta de nossa gestão é realizar um governo para pessoas, tendo como prioridade investir em obras e ações que melhorem a vida dos conquistenses, em toda parte do município, como propõe o Saúde em Todo Lugar, que leva atendimentos saúde periodicamente às várias localidades da nossa zona rural. É um programa muito importante, quero parabenizar e agradecer à equipe da Saúde, na pessoa da secretária Ramona Cerqueira, por esse empenho em favor da saúde de nosso povo”, disse Sheila.

Sheila elogiou trabalha da equipe da SMS

A prefeita aproveitou a visita para ouvir demandas do distrito apresentadas por representantes da população local. Na praça central da localidade, sob um vistoso pé de amêndoas, Sheila conversou com Dione França, porteiro da Escola Municipal Rui Barbosa, e José Nilson Alves, agente de segurança patrimonial que trabalha na mesma unidade de ensino.

Ambos falaram sobre a necessidade de melhorias nas áreas de saúde, infraestrutura de estradas, abastecimento hídrico e no que se refere à qualidade da água consumida pela população do distrito, além de solicitar também investimentos em esporte e na instalação de novos pontos de iluminação no campo de futebol local.

Com quase 20 quilômetros de extensão, a estrada vicinal mencionada por eles funciona como via de escoamento para a produção local de mandioca, que costuma atingir uma média de 300 toneladas produzidas por ano. É por essa estrada que os moradores levam o produto para vender, por exemplo, na área urbana de Vitória da Conquista e na fecularia instalada no povoado de Corta Lote.

A prefeita tomou nota das solicitações e se comprometeu a analisar a viabilidade de atender o que for possível. “Vamos agora atrás do orçamento e de parcerias para que a gente faça. E para que a gente consiga resolver as demandas da comunidade”, explicou a gestora. “Temos que atender a comunidade em todos os locais. Não é preciso estar no gabinete oficial para que a gente consiga bater esse papo com os moradores, ouvir as demandas e os desejos e resolver o que for possível no momento”, concluiu Sheila.

Para Dione e José Nilson, a conversa foi válida. “Nunca tivemos a oportunidade de conversar diretamente com um prefeito como conversamos com ela”, reconheceu José Nilson. “Agora, esperamos que pelo menos algumas dessas reivindicações sejam solucionadas”.