Essa segunda-feira, 31 de março, marcou o início da caminhada rumo ao sucesso para dezenas de jovens quilombolas, pois teve início o ano letivo de 2014 do Pré-Vestibular Quilombola. A aula inaugural, ministrada no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), foi ministrada pelo professor Benedito Eugênio Gonçalves, do colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O tema discutido foi “Juventude negra e quilombola e o projeto de ingresso no ensino superior no Brasil atual”.

Edwaldo Alves

Durante o evento, o secretário de Governo, Edwaldo Alves, reforçou os votos de sucesso para os alunos. “Esse projeto já está indo para o sexto ano de funcionamento e já aprovou mais de 160 alunos, então desejo que vocês continuem com esses bons números de aprovação”, disse o secretário.

Flávio Passos

Segundo o coordenador do projeto, Flávio Passos, assessor técnico de Políticas da Igualdade Racial da Prefeitura, o Pré-Vestibular só tem a crescer com a construção coletiva. “Nós tivemos mais de 30 aprovações em 2014 e tudo isso é mérito de todos os que estão envolvidos nesse projeto e principalmente da aplicação dos alunos”, explicou Flávio.

Eduardo Arêas

O coordenador da área Socioprofissional e de Apoio à Indústria da Semtre, Eduardo Arêas, que representou o secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Eliabe Gouveia, falou do poder transformador da educação.“O motivo de vocês estarem aqui hoje é a busca pelo conhecimento, então aproveitem essa oportunidade. O poder transformador vem do conhecimento e com ele vocês modificam vidas”, afirmou.

Jaqueline Carvalho

De acordo com a coordenadora de Administração Escolar, Jaqueline Carvalho, que representou o secretário de Educação, Ricardo Marques, este será um ano de muito estudo para os alunos. “Os estudos de vocês sempre devem estar em primeiro lugar. Os professores são os melhores possíveis, então aproveitem da melhor forma possível”, comentou Jaqueline.

Luciana Leal

A coordenadora do Pré-Vestibular, Luciana Leal, garante que a coordenação está à disposição para esclarecer qualquer dúvida que os alunos tiverem. “Fico honrada em poder participar da formação de vocês. Estou aqui para colaborar com o que for preciso e também quero promover ainda mais o desejo de vocês de entrar na faculdade”, explicou.

Leandro Fortunato

O aluno Leandro Fortunato espera aulas bastante produtivas para que ele possa alcançar seu desejo, que é cursar Agronomia. “A expectativa é muito boa. Espero estudar bastante e estar numa faculdade em breve”, revelou.

Marizana Sousa

Já a aluna Marizana Sousa Silva deseja cursar Administração. “Estou fazendo o cursinho pelo segundo ano, espero que dessa vez dê tudo certo”, comentou.