Há cerca de 20 anos o Pré-vestibular Dom Climério vem contribuindo para que quilombolas, negros e população de baixa renda ingressem nas universidades públicas e privadas do país. Em 2013, 26 alunos do pré-vestibular já foram aprovados. Nessa segunda-feira, 25, aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores a aula inaugural do cursinho, que reuniu professores e estudantes. Ainda esteve presente o representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o coordenador de Políticas Especiais de Inclusão Social, Jaimilton Fernandes.

A coordenadora do cursinho, Elisabeth Lopes, recebendo a homenagem do professor Alberto Bonfim.

O professor de História Geral do Dom Climério, Alberto Bonfim, ministrou a primeira aula, abordando a importância da luta por igualdade racial, ocorrida nos últimos anos no Brasil, com destaque para a história dos Agentes de Pastorais Negros (APNs) e do pré-vestibular. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pelo cursinho contribui de maneira significativa para que os jovens consigam obter uma formação superior. “Agradecemos aos órgãos que nos apoiaram e em especial à Prefeitura de Vitória da Conquista que tem sido uma das grandes parceiras do Dom Climério”, salientou o palestrante.

A coordenadora do pré-vestibular, Elisabeth Lopes, comenta que este ano as aulas serão de domingo a domingo. “Percebemos que tanto em redação como em gramática há uma defasagem grande, por isso haverá aula de reforço nos finais de semana”, disse, informando ainda que a disciplina de Biologia também será ministrada neste período.

Ramon e Vanessa, alunos aprovados no vestibular 2013.

Nestas duas primeiras semanas, as aulas serão realizadas no antigo Colégio Diocesano, devido reforma no Colégio São João Batista. A partir do dia 11 de março, as aulas retornam à escola.