Com o intuito de debater temas relevantes para o fortalecimento do SUS e construir propostas de políticas de gestão do trabalho e da educação na saúde para os diversos segmentos do SUS, por meio da contribuição popular, estão sendo realizadas, desde o dia 16 de maio, as pré-conferências municipais nos territórios da zona urbana e rural de Vitória da Conquista.

As pré-conferências prosseguem até o dia 7 de junho e a população é convidada a participar dos encontros em seus territórios. Confira aqui a programação.

Nesses encontros, são reunidos usuários do SUS, trabalhadores de saúde, gestores, entidades e demais atores sociais, para elaborarem diretrizes e propostas a serem apresentadas na 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que sejam capazes de redirecionar as políticas voltadas para o fortalecimento da gestão do trabalho e educação na saúde, de forma eficaz e sustentável.

“As pré-conferências são espaços importantíssimos de discussão, aprofundamento e reflexão das necessidades que existem dentro de cada território. É onde construímos as políticas que vão, de fato, melhorar o SUS para cada cidadão”, afirmou a subsecretária municipal de Saúde, Fernanda Maron.

A 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde (SMS), e será realizada entre os dias 17 e 18 de junho, no Auditório Lúcia Maria Dórea, no Complexo de Saúde (Cemae).

O tema central da conferência é “Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”, debatidos em três eixos temáticos:

EIXO I: Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação na saúde;

EIXO II: Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;

EIXO III: Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.