Desenvolvimento Social
Postado em 16 de maio de 2025 as 15:00:15

A pré-conferência com os servidores do Suas foi realizada no Centro de Convivência do Idoso
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) seguem até o dia 23 de maio realizando as pré-conferências de assistência social nos diferentes territórios do município. Na última quarta (14) e quinta-feira (15), foram realizadas as etapas voltadas para representantes e usuários das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
As pré-conferências têm como principal objetivo ouvir a população, promovendo o debate sobre os desafios e avanços da política de assistência social, reunindo propostas e elegendo os delegados que irão representar os territórios durante a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, que está prevista para os dias 9 e 10 de julho, no auditório do Cemae. A edição deste ano traz como tema: “20 anos do Suas: Construção, proteção social e resistência”. A partir dos debates realizados nas pré-conferências, serão definidas propostas para cada um dos entes federados: Município, Estado e União.
- Pré-conferência com os servidores
- Pré-conferência com as OSCs
As discussões são organizadas em cinco eixos temáticos: Universalização do Suas: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades; Aperfeiçoamento Contínuo do Suas: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional; Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Gestão Democrática, Informação no Suas e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social no Suas; Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do Suas.
Na quarta-feira (14) foi realizada a pré-conferência voltada para as Organizações da Sociedade Civil. O encontro aconteceu na Associação Conquistense de Integração do Deficiente (Acide) e contou com representantes de diversas OSCs do município. A primeira secretária da Acide e conselheira do CMAS, Karoline Quaresma, esteve presente nos debates e destacou a importância desse diálogo com a sociedade para a melhoria das políticas públicas. “Para mim, enquanto pessoa com deficiência, participar desses espaços é uma ruptura com o capacitismo e o preconceito, sendo ouvidos e ocupando nosso lugar de fala. Fazer parte de uma pré-conferência é fazer parte da criação de políticas públicas, e isso é muito importante”, relatou.

Karoline
Já na quinta-feira (15), o debate foi voltado para os trabalhadores que atuam no Suas. A pré-conferência aconteceu no Centro de Convivência do Idoso e reuniu servidores de diversas unidades da Semdes. Cláudia Rosa, servidora do Centro Pop, avaliou positivamente as discussões. “Esse é um espaço de extrema importância para que possamos trazer as nossas reivindicações e contribuições sobre aquilo que precisa ser melhorado dentro da assistência social. Também precisamos olhar para aquilo que está dando certo e os progressos que já fizemos. Assim, ofertamos cada vez mais um trabalho de qualidade para os nossos usuários”, afirmou.
- Cláudia
- Jussara
A técnica de referência do Creas Rural, Jussara Teixeira, também participou e reforçou a relevância da mobilização. “As conferências são instrumentos de controle social, e é muito importante a nossa participação aqui. E não digo apenas de nós, servidores, mas também dos usuários dos serviços. É a partir das conferências e pré-conferências que conseguimos levar propostas para outras esferas, como estadual e federal. Esse debate é muito importante para as pessoas que estão trabalhando na ponta do Sistema Único de Assistência Social e impactando no cotidiano da população. Só conseguimos deliberar sobre o que é importante para quem precisa dos nossos serviços quando nos apropriamos desses espaços de discussão”, relatou Jussara.