A Igreja São José do povoado de Lagoa de Maria Clemência esteve repleta de pessoas na manhã dessa terça-feira, 5, para a posse dos novos conselheiros do Conselho Local de Saúde de Pradoso. Estiveram presentes a secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, a apoiadora da Atenção Básica, Renata Mendes, e a assessora do Controle Social, Suzinete Bonfim.

O técnico em enfermagem e atual secretário do Conselho, José de Barros Neto, iniciou a cerimônia de posse falando sobre a importância do conselho para o desenvolvimento local e enumerou várias conquistas do órgão. “Com a participação da comunidade, nós conseguimos organizar a coleta de lixo do Pradoso, a construção dos postos de saúde de Oitero e de Lagoa de Maria Clemência e tantas outras vitórias que melhoraram a vida de toda a comunidade”, contou.

Raimundo de Souza

Para o novo presidente do Conselho, Raimundo de Souza, o órgão continuará tendo atuação destacada nas melhorias para a localidade. “Agradeço a todos pela oportunidade. Vamos batalhar juntos para fazer o melhor pela comunidade”, ressaltou. Baltazar de Souza, filho de Raimundo, falou da união do povoado. “Tenho muito orgulho de fazer parte desta comunidade que vem se destacando por conta de sua participação popular”.

Maria Ferraz, enfermeira da equipe

As reuniões do conselho de Pradoso acontecem toda primeira terça-feira de cada mês, de forma itinerante, em cada um dos 17 povoados que fazem parte da área de abrangência da unidade de saúde da família. “Depois que começamos as reuniões itinerantes, a participação aumentou muito. Sem a força da comunidade não existe conselho de saúde”, declarou a enfermeira da equipe, Maria Ferraz.

Vilma Aparecida Viana

Segundo a vice-presidente do conselho, que atua no órgão desde 2010, Vilma Aparecida Viana, a participação no conselho a ajudou a compreender melhor o trabalho da saúde. “Agradeço muito por fazer parte do conselho e conhecer de perto o trabalho da equipe de saúde, que está de parabéns pelo atendimento”. Presidente da Associação de Quilombolas, Viviana dos Santos reforçou a importância da participação da população. “Esta é uma comunidade vitoriosa, porque é unida e participativa”, ressaltou.

Márcia Viviane, secretária Municipal de Saúde

A secretária Márcia Viviane de Araújo parabenizou a organização e a participação da comunidade de Lagoa Maria Clemência. “O Governo Municipal sempre incentivou a participação popular desde 1997, e os conselhos locais de saúde, junto com as associações, os conselhos municipais e o Orçamento Participativo, são estâncias criadas para ajudar o nosso gestor municipal a governar”, explicou Márcia.

A equipe de saúde de Pradoso, composta por médico, enfermeiro, cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal, técnicos de enfermagem e 13 agentes comunitários, é responsável também pelo atendimento de 16 localidades: Baixão, Baixa do Arroz, Malhada, Oitero, Saguim, Lagoa da Jiboia, Lagoa de Maria Clemência, Lagoa Rasa, Barra do Mel, Poço de Aninha, Tábua, Caldeirão, Riacho de Teófilo, Retiro, Muritiba e Manoel Antônio.