O espaço já é opção certa nos fins de semana para famílias, praticantes de esportes e mobilizadores culturais

Desde que foi entregue oficialmente à comunidade, em 22 de setembro de 2013, a Praça da Juventude se consolida cada vez mais como uma autêntica opção de lazer para a população de Vitória da Conquista – especialmente para a parcela a que esse equipamento foi destinado de forma específica: o público jovem. A praça atende a um grande número de pessoas que vivem no entorno e que passaram a contar com um espaço propício à prática de atividades esportivas e culturais.

O espaço oferece uma série de opções de atividades, como laboratório com mostras da fauna e flora existentes no local, auditório com capacidade para cem pessoas, academia ao ar livre, parque recreativo e um anfiteatro para aproximadamente 2.500 espectadores. Trata-se de um espaço público e, portanto, aberto ao uso de qualquer cidadão.

‘Lugar acolhedor’ – Escolas públicas e particulares costumam agendar visitas de seus alunos à Praça da Juventude. Quando chegam ao local, eles conhecem a estrutura e têm acesso a conhecimentos sobre temas como reciclagem e preservação do meio ambiente, além de noções de história – afinal, a Reserva Ambiental do Poço Escuro está ali, bem ao lado. “A praça é um equipamento extremamente acolhedor”, resume o coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano, que ressalta a presença de famílias, jovens praticantes de esportes e mobilizadores culturais no espaço, durante os fins de semana. No local, há também a extensão daBase Comunitária de Segurança.

Regimento – Associações e órgãos de natureza semelhante podem utilizar as dependências da Praça da Juventude para apresentação ou divulgação de eventos culturais e esportivos, desde que tenham como meta o desenvolvimento da educação social, política, cultural e esportiva – e que não tenham finalidades lucrativas.

Para utilizar o espaço, é necessário que o cidadão faça uma solicitação formal. Confira aqui o Regimento de Uso e Funcionamento da Praça da Juventude.