Esse domingo, 22, foi um dia especial para a juventude, com a celebração de um ano da assinatura do Pacto Municipal pela Juventude e com a cerimônia de entrega da Praça da Juventude. Durante todo o dia e início da noite, diversas atividades culturais, esportivas e de lazer foram realizadas, além da oferta de serviços, como aferição de pressão e glicemia, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde; oficina de reciclagem, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pintura facial feita pelos educadores do Escola Mais, da Secretaria de Educação, e divulgação dos trabalhos realizados pelo Ponto Literário e pela Pastoral Carcerária.

No fim do evento festivo, que se encerrou com a apresentação de um filme, o coordenador municipal da Juventude, Rudival Maturano, avaliou este dia tão especial não só para o Governo Municipal, mas também para a juventude da cidade. “Foi um evento que começou de uma forma fantástica e propositivo demais. Toda a família esteve presente na praça – desde criança de colo a idosos – mostrando que é uma praça para toda a sociedade. Tivemos diversas interpretações da juventude, como hip hop, teatro, esportes radicais, mas tivemos também as rodas de conversa, demonstrando que a juventude não quer somente a cultura, a diversão, o esporte, mas ela quer também debater, estudar, dialogar e raciocinar sobre políticas públicas de juventude”, comentou o coordenador.

Rudival Maturano

Rudival mencionou que aproximadamente 80% dos compromissos do Pacto pela Juventude já se tornou realidade. “Todo o pacto foi tratado aqui nesta praça, porque são nove artigos e eles foram debatidos com a Saúde, Meio Ambiente, Comunicação, inclusive temos acesso livre de internet na praça, temos a coordenação. Então houve toda essa interação em um só dia e em um só lugar, comemorando um ano do Pacto pela Juventude”, salientou.

Hanna Abner, 15

Três gerações e um consenso – A estudante secundarista Hanna Abner, 15, falou de seu contentamento em presenciar a entrega da praça: “É uma alegria para mim presenciar esta inauguração. É um avanço muito grande para a sociedade. Acho um acerto muito grande do Governo Municipal. Fico muito feliz, pois, particularmente, acho que este governo funciona muito bem. Conquista cresce cada vez mais, e essa praça é fruto deste desenvolvimento”.

Ana Maria, 83

A senhora Ana Maria Silva, 83, mora há 60 anos na Rua D. Pedro II, que fica próximo à Praça da Juventude. Ela não veio para solenidade oficial de entrega, pois estava acamada, mas assim que melhorou tratou de chamar a filha, a nora e a vizinha para ver o novo espaço de lazer da cidade. “Amei, vai servir para envolver esta juventude. Olha aí que coisa boa!”, exclamou ela, emendando um pedido para que as acompanhantes a aguardasse e em seguida, concluindo sua fala; “Gostei, está ótima para a juventude e para os idosos também. Vou sempre vir aqui”.

Claudete Leite, 46

A carioca Claudete Lima, 46, que mora há cerca de 35 anos em Vitória da Conquista, também gostou do espaço. “O espaço é grande, bom e bonito para os adultos e as crianças se divertirem”, disse a moradora do Vila América que veio prestigiar a entrega do espaço.