Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 15 de abril de 2024 as 15:45:59
O Centro de Artes e Esportes Unificados de Vitória da Conquista (CEUs) J. Murilo, localizado na Rua Joana Angélica, bairro Alto Maron, é mais um dos pontos de exibição da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos. Durante os dias 17, 18 e 19 de abril, os filmes serão exibidos em diferentes horários durante o dia. Esta edição, com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, é uma realização do Ministério da Cultura (Minc), Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
A programação do evento conta com a exibição de 18 filmes em todo o país, selecionados por meio da curadoria da Mostra. Sete filmes estarão em exibição na praça CEUs J. Murilo, e as classificações etárias variam de Livre até para os maiores de 14 anos. As obras abordam os direitos de pessoas negras, mulheres, idosos, crianças, pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+.
Os filmes que serão exibidos são “Travessia” (2017, 5 min), de Safira Moreira, “Cósmica” (2022, 7 min), “Tesouro Quilombola” (2021, 23 min) realizado por crianças da Escola Municipal José Albino Pimentel (Paraíba), “Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo” (2021, 26 min), de Renato Barbieri e Juliana Borges, todos de classificação Livre. Já para o público infanto-juvenil, “Um Filme de Verão” (2019, 95 min, 14 anos), de Jô Serfaty.
A sessão “Homenagem” tem dois filmes de Silvio Tendler, o cineasta homenageado nesta edição: “Nas Asas da Pan Am” (2020, 115 min, livre) e “A Bolsa ou a Vida” (2021, 102 min, 10 anos). A programação completa do evento está nas redes sociais e no site do evento.
Confira os horários das exibições por dia: