A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, realizou uma ação na Praça 9 de Novembro, em Vitória da Conquista para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que aconteceu no último dia 24 de março. A ação marcou a Campanha Municipal de Combate à Tuberculose e teve a parceria do projeto Quinta Musical, realizado pelo SESC.

Durante o evento, foram oferecidos alguns serviços à comunidade, como aferição de pressão, teste de glicemia capilar e orientações sobre a tuberculose, como evitar e o que fazer nos casos de suspeita da doença. Além disso, o SESC ofereceu serviços de massagem aos visitantes.

A médica pneumologista do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, Vanessa Khouri, reconheceu que é muito importante conscientizar a comunidade sobre a doença, pois ela ainda atinge um alto número de pessoas. Segundo ela “essa é uma doença que ainda tem feito muitas vítimas, que tem matado nossos amigos, nossos parentes. A tuberculose tem cura, mas ainda tem uma alta taxa de mortalidade”.

Durante todo o mês de Março, o Centro realizou diversas ações como panfletagens e palestras sobre a tuberculose, além de informar sobre o atendimento no Centro Municipal de Pneumologia. Tendo como slogan “Tuberculose tem cura – Conquista livre da tuberculose”, a campanha teve um efeito positivo junto à população. De acordo com a enfermeira apoiadora do Centro, Stael Ariadne Alves, a procura pelo serviço aumentou consideravelmente nas últimas semanas.

A campanha ressaltou a importância de ficar atento aos sinais que podem indicar a doença. “Os sintomas da tuberculose são sintomas clássicos e podem ser confundidos com outras doenças. Então, quem está tossindo, com febre, perdendo peso, procure o nosso serviço. Nós vamos fazer todos os exames e vamos combater uma doença que ainda mata muitas pessoas”, alertou a pneumologista, Vanessa Khouri.

O Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária fica na Praça João Gonçalves, no centro da cidade, no mesmo prédio onde funciona o CAAV.