Desenvolvimento Social
Postado em 22 de novembro de 2018 as 07:15:15
Localizado no distrito de José Gonçalves, o povoado de Lagoa da Visão recebeu na manhã desta quarta-feira (20), Ação Social promovida pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista onde foram ofertados diversos serviços da área de saúde, educação e desenvolvimento social, como palestras, balcão de dúvidas e serviços de saúde como aferição de pressão, teste de glicemia, HIV, entre outros serviços.
O evento contou com a participação do Conselho Tutelar Rural e da Coordenação de Políticas para Mulheres que falaram sobre a violência contra mulher e sobre a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
“Esta comunidade é atendida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social/Creas que identificou a necessidade de uma ação maior com ofertas de vários serviços. Nós trouxemos, por exemplo, as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial/Caps da Secretaria de Saúde para conversar sobre uso de substâncias psicoativas e também sobre sofrimento mental”, informou a gerente de Proteção Especial, Cássia Lucena.
Para Vera Souza Castro, 48, que mora no povoado há 21 anos, esta foi uma grande oportunidade para se informar e cuidar da saúde. “Estou gostando muito, gostaria que tivesse mais vezes. Hoje aprendi muitas coisas que a gente não sabia. Agora, graças a Deus, tá aparecendo assistente social, o Creas, o Conselho Tutelar, colocando muitas coisas em dias, aliás, onde eu moro tem um adolescente grávida e o conselho tutelar está ajudando ela e eu agradeço o atendimento”, ressaltou Vera.
Quem também aprovou o atendimento foi Eliene Chagas, 47. “A ação foi muito boa, bonita e organizada, muito importante para nós e para os jovens e crianças. Que a Prefeitura venha mais vezes”, declarou Eliene.
Já Maria Nilda, 43, ressaltou a importância do evento principalmente para os adolescentes. “Estou achando muito bom, tinha que ter mais vezes. É a primeira vez que está tendo este evento aqui, principalmente que temos duas adolescentes grávidas na nossa região. Se tiver mais vezes todo mundo vai ficar sabendo das doenças, vai fazer o teste de HIV. Deus abençoe que continue, principalmente para os jovens”, lembrou Nilda.