Equipes da Semagri e da Ufba nos preparativos para os produtos que serão expostos no estande da Prefeitura durante degustação

Atividades acontecem na sexta (16) e no domingo (18), respectivamente, e são relacionadas ao Programa Palmas para Conquista

Ao optar por dar destaque ao Programa de Convivência com o Semiárido – Palmas para Conquista, na 52ª Exposição Conquista, a Prefeitura levou a discussão sobre a potencialidade do cultivo da palma para além dos limites do estande reservado à Administração Municipal.

O programa estará em divulgação, por exemplo, numa palestra coletiva agendada para a sexta-feira (16), às 14h, no auditório da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac). Reuber Matos, coordenador de Promoção da Agricultura Familiar e idealizador do programa, falará sobre os três eixos que o compõem a potencialidade da palma, de acordo com os preceitos do Palmas para Conquista: alimentação animal, alimentação humana e fabricação de cosméticos.

Em seguida, o engenheiro agrônomo Fábio Martins, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), tratará do panorama do cultivo da palma no sudoeste baiano. O ciclo de discussões será concluído pelo professor Marcelo Ferreira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que abordará o uso da palma para a alimentação animal.

Depois das palestras, será realizada uma atividade prática na unidade demonstrativa do Programa Palmas para Conquista.

Degustação – No domingo (18), a partir das 14h, no próprio estande reservado à Prefeitura, alimentos feitos a partir da palma estarão expostos para a degustação. A atividade é resultado de outra iniciativa proveniente do Programa Palmas para Conquista: a parceria técnica entre a Prefeitura e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), oficializada através da carta de intenções assinada entre as duas partes em 3 de junho de 2017, durante a primeira edição do projeto Prefeitura Móvel.

A iniciativa é resultado de pesquisas feitas por professores e alunos dos cursos de Nutrição, Farmácia, Biotecnologia e Ciências Biológicas da Ufba, a respeito dos benefícios da palma para os seres humanos. Os resultados dessas pesquisas estarão expostos em banners – e, ao mesmo tempo, disponíveis à degustação dos visitantes, sob a forma de: Suco de palma com maracujá; Molho de palma com pimenta; Molho verde de palma; Picles; Torta com recheio de palma e carne; Geleia de palma com maracujá; Geleia de palma com abacaxi; Geleia de fruto de palma e Sorvete de fruto de palma.

Estande – Enquanto isso, ao longo dos dias do evento, o estande municipal mantém sua programação: amostras do projeto Hortas nas Escolas e do Programa Palmas para Conquista (também por meio da unidade demonstrativa, com cultivo intensivo de variedades resistentes à “colchonilha do carmim”) e distribuição de mudas de umbu gigante, cultivadas pela Prefeitura na Fazenda Experimental.