Sentado na porta de casa, o pedreiro Geraldo Santos observa a rua onde máquinas da Prefeitura Municipal executaram patrolamento depois de dias de chuva intensa. “Nem parece que é o mesmo lugar da semana passada, tava um aguaceiro, um lameiro, foi muita água descendo aqui”, disse o morador da Rua São Lourenço, no Simão.

Também no Simão, desta vez na Rua São José, a vendedora Jeane Ferreira destaca a importância do serviço realizado no bairro. “Aqui, tinha muitos buracos, depois que a máquina passou melhorou muito, a gente não conseguia nem andar de bicicleta e agora está tranquilo”.

A rua São José do Simão foi uma das vias patroladas nos primeiros dias do ano

Assim como nas ruas do Simão, serviços de manutenção de estradas estão sendo executados em diversas localidades. Nesta terça-feira (4), os povoados de Estiva, Baixão e Saguim também recebem patrolamento. “O que a gente vem fazendo nos últimos dias para desobstruir, principalmente, as vias de acesso das localidades à sede do município”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura. O secretário destacou que o solo ainda muito úmido dificulta o trabalho.

Na área urbana, o foco é a melhoria das condições de tráfego com a operação Tapa Buracos, especialmente nos corredores do transporte coletivo. O trabalho é realizado pela Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc) e hoje se concentra nas avenidas Franklin Ferraz e Jorge Teixeira (Candeias), Farroupilha e Paraná (Patagônia) e Barreiras (Brasil).