Desenvolvimento Social
Postado em 18 de março de 2023 as 15:55:45
e atualizado em 21 de março de 2023 as 08:53:58
A Escola Municipal Fidelcina Carvalho Santos, no bairro Urbis VI, zona sul de Vitória da Conquista, foi a escolhida para sediar a primeira edição do Projeto “Fora da Escola Não Pode – Educação é Direito de Todos”, neste sábado (18). Ao mesmo tempo em que vários serviços eram oferecidos à comunidade, dentro da escola, equipes da Plataforma Busca Ativa Escolar percorriam as ruas do bairro e faziam visitas às casas de moradores onde havia crianças ou adolescentes que, por algum motivo, estavam sem estudar.
A Busca Ativa Escolar organizou a ação de forma intersetorial, mobilizando equipes das secretarias de Educação (Smed), Desenvolvimento Social (Semdes), Saúde (SMS) e Conselhos Tutelares, além de parceiros oriundos da iniciativa privada, a ação está vinculada ao Selo Unicef.
A Unicef foi a responsável por desenvolver a Busca Ativa Escolar, uma metodologia social, que aliada a uma ferramenta tecnológica, tem por objetivo assegurar a permanência dos alunos nas escolas municipais e o resgate daqueles que deixaram de frequentar as salas de aula.

Moradores tiveram acesso a serviços e a discussões sobre o combate à evasão escolar
As edições do Projeto “Fora da Escola Não Pode” serão realizadas nos territórios em que a Smed verificar índices mais altos de infrequência e evasão escolar. Além da Escola Municipal Fidelcina Carvalho Santos, que atende cerca de 1,2 mil alunos e registrou a evasão de quase 50 em 2022, também participaram da ação as comunidades de outras sete unidades escolares: Profª Neusa Vieira, Mozart Tanajura, Helena Cristália e os CMEI’s José Capitulino Teles, Monteiro Lobato, Heleusa Câmara e Vila América.
Desde que Prefeitura aderiu à Busca Ativa Escolar, em 2019, já foram rematriculados 4.007 alunos que tinham abandonado a Rede Municipal de Ensino. A coordenadora da plataforma, Natilaane Brito, explicou que o objetivo do Projeto “Fora da Escola Não Pode” é aumentar ainda mais esses números. “Estamos levando este projeto às comunidades e territórios para mostrar que a evasão é um problema nacional, não apenas de Conquista, e que envolve várias questões. Nosso objetivo é compreender os motivos e buscar a resolução”, afirmou Natilaane.
A coordenadora local do Selo Unicef, Polímnia Cassimiro, ressaltou que a empreitada não vai se limitar aos objetivos iniciais. “É importante dizer que nós já atingimos a meta do Busca Ativa Escolar. Mas o nosso gestor nos disse que atingir a meta não era o suficiente”, disse Polímnia, referindo-se ao secretário municipal de Educação, Edgard Larry.
Ao falar com os moradores presentes, Larry orientou-os sobre como agir para colaborar com o combate à evasão. “É importante vocês acompanharem seus filhos nas atividades escolares e não deixar que eles faltem à escola. Nós só conseguimos melhorar as coisas com a participação da sociedade organizada”, destacou o titular da Smed.

Lindinalva com os filhos Isabela, 6 anos, e Isaac, 11
‘Escola é a base de tudo’
A dica não foi uma novidade para Lindinalva Gomes, 33 anos, pois ela já faz isso desde que os filhos eram pequenos. A preocupação com os estudos a levou a matriculá-los na creche quando tinham três anos de idade. “Criança tem que estar sempre na escola”, ensinou. “Com um aninho só na escola, meu filho mais velho já assinou o RG dele. Imagine a minha felicidade”, relembrou ela.
“A escola é a base de tudo na vida de uma criança. Eles nunca ficaram sem fazer uma atividade, nem mesmo durante a pandemia. Faço minha obrigação de cuidar e estar presente”, garantiu Lindinalva. A caçula Isabela, hoje com seis anos, estuda na Escola Municipal Helena Cristália. Já Isaac, 11 anos, é aluno da Fidelcina Carvalho Santos. E, pelo jeito, faz coro às palavras da mãe. “Tem que estar na escola para aprender e, assim, ter um futuro brilhante”, disse o garoto.
Segundo a coordenação do Busca Ativa Escolar, a próxima edição do Projeto “Fora da Escola Não Pode” será no Centro Municipal de Educação Prof. Paulo Freire (Caic), no bairro Vila Serrana, Zona Oeste da cidade. A data ainda está em análise pela Smed.
Confira os serviços oferecidos pela ação deste sábado: