O Governo Municipal tem realizado reformas e limpeza de vários equipamentos públicos. E muitas dessas melhorias são possíveis graças a um projeto pioneiro na Bahia – o Começar de Novo, fruto da parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) do Estado da Bahia e o Tribunal de Justiça. Esse projeto tem o objetivo de colaborar com a ressocialização de apenados em regime semiaberto do Conjunto Penal Advogado Nilton Gonçalves.

Atualmente, um grupo de 25 apenados está promovendo melhorias na infraestrutura das unidades de saúde das zonas urbana e rural. As primeiras unidades são Morada dos Pássaros e Solange Hortélio, na cidade, e o Posto de Saúde da Gameleira, no distrito de Pradoso. As próximas serão as unidades Jardim Valéria I e II, Lagoa Formosa e Pedrinhas

Dalva Santos Ribeiro, 53, moradora do Santa Cruz, esteve na Unidade de Saúde da Família Solange Hortélio e notou as mudanças realizadas pela equipe do Começar de Novo, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Governo (Segov). “Gostei da melhoria e do atendimento também, porque tem mudança e é bom pra gente. Eu acho que as pessoas também devem estar gostando também”, disse a senhora.

Um dos responsáveis por essa transformação é Jair Rodrigues, um dos beneficiados pelo Começar de Novo.  “É importante para nós estarmos aqui, fazendo esse trabalho. Nós ficamos muito felizes em estar fazendo essa obra para a cidade. E é também um benefício para cada um de nós trabalhar no projeto Começar de Novo”, disse.

Há cerca de nove meses no projeto, o apenado vê o trabalho como uma oportunidade que vai além da diminuição da pena. “Essa é a oportunidade pra quando a gente sair, continuar trabalhando em obra, continuar fazendo diferente, não como fazia lá atrás. Agora, Deus concedeu essa oportunidade e nós estamos aqui para ajudar”, comentou Jair.

Segundo a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, o Governo para Pessoas trabalha de forma integrada. “O governo da prefeita Sheila Lemos trabalha como um único organismo para atender às pessoas. O Começar de Novo é um programa pioneiro. Hoje, apenas a Prefeitura de Jequié, copiando o bom exemplo de Vitória da Conquista, inicia o seu trabalho de ressocialização. Bons exemplos inspiram outros a seguirem. Que a gente siga resgatando muitas pessoas pela Bahia afora, inspirados em Vitória da Conquista”, afirmou a secretária.

Joaldir Rocha, responsável pela coordenação do programa explica que, além das unidades de saúde, os integrantes do Começar de Novo fazem a requalificação da base de segurança da Praça da Juventude e auxiliaram nas ações emergenciais após as últimas chuvas, a exemplo da limpeza de entulho e da poda de árvores. No fim do ano passado, o programa foi responsável por ajudar na execução das obras do projeto-piloto Governando com as Pessoas, realizado no bairro Zabelê.