Mais 10 mil novas doses de vacina contra a gripe Influenza chegaram a todas as unidades de saúde da zona urbana e zona rural de Vitória da Conquista nesta terça-feira (28). Com isso, grande parte da população que integra o público-alvo da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação pode garantir a sua imunização.

O estudante Eduardo esteve na Unidade de Saúde da Família da Vila Serrana para se vacinar

É o caso do estudante Eduardo Barros, que esteve na Unidade de Saúde da Família da Vila Serrana nesta manhã para se vacinar. Para ele, a imunização é muito importante, especialmente no atual momento de pandemia. “Porque isso faz com que a gente erradique o vírus e descarte as hipóteses de coronavírus, porque ele pode ser confundido com a gripe Influenza”, explica.

O fotógrafo Joaquim Pereira Silva concorda. Para ele, é preciso fazer todo o esforço possível para se manter saudável nessas circunstâncias. “Eu acho que é de uma importância muito grande, já que diante de tanta coisa que está acontecendo, a gente precisa se precaver da gripe também. Em tempos de pandemia, é melhor evitar tudo o que puder”, afirma.

Joaquim exibe orgulhoso o seu cartão de vacinação

A coordenadora municipal de Imunização, Camila Assunção, destaca: “É importante que toda essa população venha às unidades, esses grupos prioritários dessa fase. E também lembrar que aquele pessoal que não se vacinou na primeira fase, do primeiro grupo [idosos e profissionais da saúde], pode se dirigir às unidades de saúde para tomar a vacina, mesmo sendo na segunda fase da campanha.”

Profissionais da segurança – Também nesta terça, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve no Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista, vacinando 160 profissionais da corporação. Com isso, finalizam-se as ações de vacinação dos trabalhadores da força de segurança.

Profissionais do Corpo de Bombeiros também foram vacinados contra a gripe

Motoristas, cobradores e caminhoneiros – A partir desta quarta-feira (29), a SMS irá até as garagens de ônibus da Viação Rosa e da Viação Cidade Verde garantir a imunização dos seus motoristas e cobradores. Serão 790 doses destinadas a esses profissionais, que também atuam na manutenção de um serviço essencial na cidade.

Além disso, no último sábado (25), 500 caminhoneiros que trafegavam pela BR-116 puderam se proteger contra a gripe Influenza. A ação de vacinação dessa categoria foi realizada pela SMS em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.

Grupos prioritários – A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza se estende até 8 de maio. Nesta etapa, o público-alvo é composto por profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo e portuário.