Com a chegada do mês de junho, uma das principais tradições dos festejos de São João se renova: a ornamentação das ruas. Moradores de diferentes localidades de Vitória da Conquista se mobilizam para embelezar as vias, trazendo mais oportunidades de comunhão com vizinhos, amigos e familiares, além de manter viva uma das principais tradições da região Nordeste.

Nesse sentido, o Caminho 6, localizado na Urbis V, é um dos lugares da cidade que mais se esforça para manter de pé o costume da decoração de ruas com a temática junina. Na última semana, os moradores suspenderam as famosas bandeirolas por toda a extensão da rua e aguardam a maior proximidade dos dias de festa para concluírem a ornamentação.

Na organização da festa na localidade, a família Prado se destaca. Ela se junta com os vizinhos para organizar o evento. Lucília Prado atua na arrumação do Caminho 6, organizando rifas e outras iniciativas para garantir os festejos. “A gente enfeita a rua, todos os anos, há mais de 25 anos. Eu faço chapéus, enfeito balões e outros ornamentos. No dia 24 fazemos um forró muito lindo, com muita alegria!”

Sua irmã, Lucineide Prado, conhecida como Neidinha, relembra a tradição ao longo dos anos. “Quando havia o concurso, ficamos uma vez em 1º lugar e, em outra, no 2º lugar. Em época de Copa do Mundo que coincide com o São João, a gente decora com as cores da bandeira, põe mascote. Quando chega a antevéspera é que a gente completa mesmo, colocando a faixa do Arraiá do Caminho 6, balão, pendura boneco, chapéu de palha”.

Para ela, seguir com o costume é uma forma de estreitar os laços com a vizinhança. “Aqui a gente sempre passa o caderninho, minha irmã faz rifa, cada um colabora com o que pode. Até pessoas de fora também ajudam, por simpatizarem com a gente. Nos dias, o pessoal coloca fogueira, banquinhos, assa milho e batata, traz caldeirão de quentão. Tudo pra não deixar morrer a tradição junina”.

Além de Lucília e Lucineide, os demais irmãos também ajudam na organização da festa, a exemplo do vereador Subtenente Muniz, de quem partiu, muitos anos atrás, a iniciativa. “A gente sempre gostou muito da festa de São João, desse movimento de pessoas, do colorido e alegria da festa. Foi esse conjunto que nos motivou a continuar. É uma festa de família, com envolvimento de minhas irmãs e irmãos, sobrinhos, enfim, todos juntos fazendo a alegria do Caminho 6”, disse Muniz.

Filha de Neidinha, Adriana Virgínia também esteve envolvida na organização da arrecadação de recursos e do planejamento dos festejos da rua. “O Arraiá do Caminho 6 é uma festa tradicional da Urbis V. Este ano, nossa principal fonte de arrecadação foi uma rifa que foi amplamente aceita por vizinhos e pessoas de outros bairros também. Nossa festa tem mais de 25 anos de tradição, e, há alguns anos, notamos que estava se perdendo, principalmente após a pandemia. Então resolvi fazer o resgate dessa tradição, chamar os vizinhos e realizar o arraiá”.

A festa, que não tem fins lucrativos, contará com dois cantores que se apresentarão no dia 24, custeados com a arrecadação da rifa. Além disso, haverá os enfeites na rua, brincadeira de quebra pote, barraca junina, entre outras atrações típicas do São João. “Optamos por fazer um São João raiz, entre família e amigos, com muita fogueira, fogos juninos, comida boa e muito forró!”, completou Adriana.