Governo
Postado em 9 de setembro de 2014 as 18:00:53
Uma das marcas da Administração Municipal é a participação popular, que é uma realidade em Vitória da Conquista por meio de vários instrumentos, entre eles os conselhos municipais nas mais diversas áreas e o Orçamento Participativo (OP). Implantado em 1997, o OP permite que tanto os moradores da zona urbana quanto os da zona rural acompanhem, reivindiquem e opinem sobre as obras públicas prioritárias para a cidade.
Foi o que fizeram os moradores do bairro Bruno Bacelar. Cientes da necessidade de ter o acesso facilitado entre o bairro e o Loteamento Alvorada, a comunidade levou a proposta de construção de uma ponte para o Congresso do Orçamento Participativo. Eleita como prioridade, a ponte foi construída no ano passado. Com investimentos da ordem de R$ 400 mil de recursos próprios do Município, a obra também contou com a pavimentação da Avenida Portugal.
Como qualquer obra pública, a ponte serve a toda comunidade local, que reconhece nela um meio facilitador de locomoção, já que a construção tornou mais simples o percurso de estudantes que moram no Bruno Bacelar e têm de se deslocar, por exemplo, para o Centro Educacional Professor Paulo Freire (Caic). Antes do equipamento, os moradores do Alvorada, que utilizam os serviços da Unidade de Saúde do Bruno Bacelar, também tinham de fazer um percurso extra para contornar o canal de drenagem.
Além da ponte, várias melhorias que surgiram nas plenárias do OP chegaram ao Bruno Bacelar. Entre elas, estão a construção da Creche Municipal Zilda Arns Neumann e a reforma e ampliação da Escola Municipal Zica Pedral.
V Fórum de Delegados do Orçamento Participativo – E nesse sábado, 13, será promovido o V Fórum dos Delegados do Orçamento Participativo, no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae), a partir das 9h. O evento reunirá cerca de 300 delegados do OP e terá, em sua programação, momentos de informe, o balanço das atividades executadas e o andamento das obras propostas no último Congresso do Orçamento Participativo, realizado em junho do ano passado.