Com uma área de aproximadamente 17 hectares de mata ciliar, a Reserva do Poço Escuro tem um grande valor histórico para Vitória da Conquista. Com vegetação exuberante, o espaço constitui-se praticamente como último remanescente de mata de grande porte da zona urbana da cidade. Além disso, conserva alta representatividade em relação à fauna, com ampla diversidade biológica.

Atualmente, três trilhas com cerca de 1.200 metros podem ser exploradas pelas pessoas que visitam o local: a trilha principal, a trilha bordo leste e a trilha bordo oeste. Um guia, um fiscal e monitores do módulo de educação ambiental compõem a equipe que acompanha os visitantes, passando informações e esclarecendo dúvidas.

Cerca de 700 pessoas visitam mensalmente o Poço Escuro, entre elas, pesquisadores, universitários, estudantes de escolas públicas e particulares, organizações não governamentais e outras entidades, sendo utilizado como um interessante espaço de lazer e como fonte de pesquisas. Na reserva ambiental são encontrados três tipos de vegetação: mata atlântica, mata de cipó e caatinga. Os animais também são um grande atrativo por conta da sua diversidade. Além disso, o Rio Verruga passa pelo local, oferecendo água potável.

As pessoas que tiverem interesse em visitar o Poço Escuro devem se dirigir à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Rua dos Andrades, nº 231, Centro, para solicitar o agendamento da visita. O telefone de contato da Semma é 3422-8145. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h, em grupos de até trinta pessoas. O Poço Escuro está localizado no Parque Municipal da Serra do Periperi, s/nº, no bairro Guarani.

Educação Ambiental– Diante da necessidade de conscientização da população a respeito da importância da preservação do Poço Escuro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem realizado um trabalho contínuo de educação ambiental nas escolas, no entorno da reserva e também com os moradores da região.