A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está empenhada nas formações continuadas dos professores da rede. Nessa quarta-feira, 31, educadores do 1º ao 3º ano das séries iniciais das escolas das zonas urbana e rural do município, que fazem parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), participaram do início de uma formação, realizada no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), às 18h.

Dezenove orientadores são responsáveis pelas formações de mais de 450 professores da rede municipal, além de monitorar o trabalho desenvolvido nas salas de aula, dando-os auxílio necessário. Diversos encontros serão realizados durante o ano, com o intuito de melhorar a prática pedagógica desses profissionais, que ao final receberão um certificado de 200 horas.

Confira o cronograma:

Quarta-feira (31/07) – das 18h às 22h, no Polo da Universidade Aberta do Brasil.

Quinta-feira (1º/08) – das 18h às 22h, no Polo da Universidade Aberta do Brasil.

Sábado (02/08) – das 8h às 12h, na Escola Municipal Lions Clube.

Pnaic – Foi criado com a finalidade de melhorar a qualidade da educação básica. Para isso, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia articulou um pacto com os municípios, a fim de integrar as redes e os sistemas públicos de ensino em regime de colaboração, para atender as crianças das escolas públicas e fazer com que elas sejam alfabetizadas na idade certa, ou seja, até 8 anos de idade.

Para o período de 2011 a 2014, as metas estabelecidas são elevar o índice de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% no ensino médio; além de assegurar que as escolas do estado e dos municípios baianos alcancem, no mínimo, as projeções instituídas pelo Ministério da Educação para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).