Comunidade do Boqueirão recebeu 5ª plenária do Orçamento Participativo

A tarde deste sábado, 09, no povoado do Boqueirão – zona rural de Vitória da Conquista -, foi dedicada à participação popular. Os moradores do povoado e regiões circunvizinhas, a exemplo de Baixa Grande, se reuniram na Escola Municipal Lírio dos Vales para indicar as obras prioritárias para a localidade, em mais uma plenária do Orçamento Participativo.

O Governo Municipal apresentou à comunidade as principais obras realizadas na região, a exemplo da reforma e ampliação de escolas, limpeza e recuperação de açudes e barragens, perfuração de poço tubular, entre outros. Além disso, os moradores tiveram acesso aos detalhes do Orçamento Municipal 2013, como a receita, as despesas e a distribuição dos recursos por secretaria.

Evaristo Carmerindo dos Santos, morador da Baixa Grande

O coordenador municipal da Defesa Civil, Rivaldo Gusmão, ressaltou: “A Administração Municipal vem honrando todas as obras indicadas pela população nos últimos anos”. De acordo com Rivaldo, a prestação de contas e a transparência na aplicação dos recursos contribuem para que a participação popular se consolide cada vez mais na cidade.

O morador de Baixa Grande, Evaristo Carmerindo dos Santos, de 76 anos, faz questão de participar das discussões. O aposentado que há 30 anos reside no povoado, inclusive, já representou sua região como delegado. “O OP tanto na zona rural quanto na urbana é muito bom, porque o Governo vem e ouve o que a população indica e a gente recebe obras como aguadas, escola, estradas”, assegurou.

Jesuíno Cortes, presidente da Associação Quilombola

Nesse sentido, o presidente da Associação Quilombola, Jesuíno Cortes que há 43 anos mora no Boqueirão, falou da satisfação diante das obras executadas. “Queria agradecer pela limpeza dos açudes. Nós solicitamos do Governo Municipal e eles atenderam”, comemorou. Ele também destacou a presença do Governo na comunidade, via OP: “Isso é muito importante porque quem mais vai saber o que a comunidade precisa são os moradores”.

Ivonete Silva, agente de saúde

Essa opinião é compartilhada pela agente de saúde, Ivonete Silva, moradora do Boqueirão há 20 anos. “Essas reuniões do Orçamento Participativo, aqui na nossa região, são muito importantes pelo fato de as pessoas terem mais facilidade de participar”, disse. Ivonete comentou ainda as intervenções na área da educação: “foram muito boas, porque ajudou bastante na aprendizagem das crianças, que passaram a ter um ambiente melhor para estudar”.

Jovelino Batista, lavrador

O lavrador Jovelino Batista, de 59 anos, que já foi delegado do OP por duas vezes realçou: “Acho muito importante o Governo vir, porque ele vê o que está acontecendo, o que pode ser feito. Acompanho o Orçamento Participativo desde 1997 e depois dele, as comunidades melhoraram muito”.

Izaulino Santos, presidente do Conselho Local de Saúde

O presidente do conselho local de Saúde, Izaulino Santos, que há 45 anos reside no Boqueirão reconheceu a importância do OP. “O Orçamento Participativo é a melhor forma de organização que a Prefeitura fez na região porque é onde a comunidade tem a oportunidade de participar das decisões do governo. E isso é muito importante para todos nós”.

Ao final do encontro, foram eleitos 7 delegados e 3 suplentes que representarão o Boqueirão e regiões participantes da plenária, no X Congresso do Orçamento Participativo em 8 de junho.