Mais uma plenária do Orçamento Participativo (OP) aconteceu na noite dessa quinta-feira, 18, na Escola Guimarães Passos, com os moradores do bairro Guarani e Nossa Senhora Aparecida. Durante o encontro, a população pôde discutir as demandas da comunidade e propor soluções ao Governo Municipal, por meio desta importante ferramenta de controle social – o Orçamento Participativo (OP).

A plenária, realizada em uma escola reformada por indicação do OP, reuniu lideranças de diversos segmentos da sociedade civil e do poder público que ao final do encontro elegeram dois delegados e um suplente. Durante o encontro, o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, expôs a trajetória do Orçamento Participativo em Vitória da Conquista e logo em seguida apresentou os números da distribuição dos recursos do Governo Municipal por cada secretaria. “Nada mais simples do que atribuir a população a escolha de como o dinheiro deve ser gasto. Este é o princípio básico do Orçamento Participativo”, explica.

Lucas Hipólito, coordenador do Movimento Unificado

Claudionor Alves Dutra, Presidente da Associação do Guarani

Já para Claudionor Alves Dutra, presidente da Associação Comunitária do Bairro Guarani, o OP é responsável por diversas conquistas dos moradores do bairro nos últimos anos. “Aqui é o espaço que a comunidade faz suas reivindicações e elas são contempladas. No Guarani, nós recebemos a reforma desta escola, pavimentação asfáltica e a reforma do posto de saúde Hugo de Castro, tudo por meio do Orçamento Participativo”, afirma.

Jardim Guanabara – Simultaneamente aconteceu a plenária do Jardim Guanabara, na Escola Municipal Zulema Cotrim, reunindo moradores dos bairros Felícia e Ipanema em uma verdadeira aula de cidadania. Na ocasião, foram eleitos dois delegados e um suplente que representarão esse território no 10º Congresso do OP, no dia 8 de junho.