Governo
Postado em 17 de abril de 2013 as 12:19:33 e atualizado em 23 de abril de 2013 as 13:01:35
Mais uma plenária do Orçamento Participativo (OP) aconteceu na noite desta terça-feira, 16, na quadra do Seminário Teológico Bíblico Thompson, com os moradores do loteamento Morada dos Pássaros, bairro Felícia. Reunidos, eles discutiram as demandas locais que serão apresentadas no 10º Congresso do OP, no dia 8 de junho pelos cinco delegados que foram eleitos na reunião de ontem.
Desde o mês de março, plenárias vêm sendo realizadas em diversos bairros e povoados de Vitória da Conquista com o intuito de ouvir de perto as demandas da população de cada localidade. O secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, expôs com transparência os valores que compõem o orçamento da Prefeitura de Vitória da Conquista referente a 2013 e detalhou a distribuição desses recursos por cada secretaria. “São 17 anos de Orçamento Participativo em Vitória da Conquista, que deve ser uma das cidades do Brasil onde ele dura mais tempo. É importante que cada cidadão saiba o quanto a Prefeitura arrecada, como é dividido e principalmente que indique como o orçamento deve ser aplicado, é para isso que estamos aqui hoje”, salientou Edwaldo.
Álvaro Moacir de Oliveira Jardim reside no Morada dos Pássaros há pouco menos de um ano, mas participa do OP há mais de 10. “Sempre fui membro da Executiva e do Conselho do Orçamento Participativo. Procuro sempre fazer a minha parte, cobrando as necessidades da população. O OP para mim foi como uma escola, bastante coisa que nós lutamos, nós conseguimos, como por exemplo, o asfalto e um posto de saúde que atende muito bem. É muita coisa sendo feita, 80% das indicações já foram atendidas. Então, o OP tem trazido muitos benefícios para a população”, contou satisfeito.
As 33 ruas pavimentadas no loteamento, por indicação do OP, totalizando um investimento de R$ 5 milhões, também foram lembradas por Hélio dos Santos Sobrinho, que mora no local desde 1998. “Eu consegui perceber uma grande evolução no nosso bairro após as plenárias do Orçamento Participativo. É um bairro novo, com apenas 15 anos, mas já temos muita coisa para agradecer, como esse asfalto”, revelou.
Residindo no Morada dos Pássaros há 10 anos, Joélia Magalhães Teixeira confia no Orçamento Participativo como um instrumento poderoso de participação popular. “O OP só traz benefícios para a população, porque nos aproxima do Governo e assim a gente pode indicar obras que precisamos, além de expor nossas ideias durante as plenárias”, conta Joélia.