Notícias
Postado em 8 de maio de 2013 as 22:25:07
Mais uma plenária do Orçamento Participativo aconteceu nessa terça-feira, 7, na Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, e reuniu moradores dos bairros Vila Serrana I, II, III e IV, Senhorinha Cairo, Sobradinho, Idalina Veloso e Loteamento Serrana, para discutir e contribuir para a melhoria dessas localidades. Através do Orçamento Participativo, a população conquistense propõe, discute e decide sobre o orçamento municipal e as políticas públicas.
O Orçamento Participativo, principal ferramenta de participação popular do município, está completando 17 anos, e o Congresso do OP está entrando em sua décima edição. Isso o caracteriza como uma alternativa de democracia e valorização da cidadania. “O Orçamento Participativo é uma escola de formação política e cidadã, onde as pessoas conhecem de perto o trabalho desenvolvido pela Administração Municipal. Muitos gestores não priorizam a participação popular, mas nosso Governo tem dado todo apoio e mostrado que depois do OP nossa cidade cresceu muito”, explicou o coordenador do Orçamento Participativo, João Alberto Rodrigues.
Para o presidente da Associação do bairro Senhorinha Cairo, Raimann Amorin, as mudanças com o OP foram bastante visíveis no seu bairro. “Essas reuniões são de muito valor porque trazem a população para perto da Prefeitura e fica por dentro de tudo o que acontece. Nunca deram atenção ao nosso bairro como agora, temos creche e ruas asfaltadas. Realmente o OP tem contribuído muito para o progresso de Vitória da Conquista, e eu agradeço por esse Governo que busca o que precisamos através da nossa colaboração”.
Dona Lêda Maria Dias Costa, 62 anos, é moradora do bairro Vila Serrana IV desde a sua fundação e uma militante do Orçamento Participativo. “Depois do OP, começamos a ter melhorias e, hoje, nossa comunidade conquistou muitas coisas para o bairro. Já fui delegada do OP e acompanho de perto as reuniões. Sou testemunha de que quando lutamos alcançamos e as pessoas precisam se convencer disso. Sou muito grata à Prefeitura, que tem proporcionado melhorias para todos”.
Luci Freire é moradora do Miro Cairo e sua filha, Laine, 12 anos, estuda na Escola Municipal Frei Serafim do Amparo. Para a moradora, além de importante, a participação nas plenárias do OP é um dever de todos. Eu acho muito interessante as plenárias do OP, mas infelizmente nem todos participam. As pessoas precisam se conscientizar de que através da nossa participação é que obtemos as melhorias que tanto queremos e buscamos. A Escola Frei Serafim é um exemplo, hoje está sendo reformada, ganhou pátio coberto e isso só auxilia no aprendizado dos nossos filhos”.
Após as discussões, foram eleitos oito delegados titulares e quatro suplentes para defender as prioridades mais votadas no 10º Congresso de Orçamento Participativo, que será realizado no dia 8 de junho. Um evento que reunirá delegados de todos os bairros para defender as propostas de melhorias em suas localidades.