Adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) conheceram a plataforma 1 Milhão de Oportunidades (1MiO), da Unicef, na tarde desta sexta-feira (4), em um encontro no Instituto Social Padre Benedito Soares, situado na Avenida Antônio Nascimento, no bairro Cruzeiro. A proposta da 1MiO é reunir ofertas de vagas de emprego, estágio e aprendiz, facilitando a busca dos jovens, além de disponibilizar cursos gratuitos de qualificação para diferentes áreas.

Melry e outros membros da Coordenação da Juventude explicaram aos jovens o uso da plataforma

A coordenadora municipal da Juventude e articuladora da plataforma no Selo Unicef, Melry Amaral, apresentou a nova ferramenta aos jovens. “Na era digital, nada melhor do que uma plataforma para o jovem ficar informado sobre as vagas de emprego. Então, é uma inovação que o Unicef trouxe nesta edição do Selo, para que o jovem possa ficar antenado da forma que ele mais usa, que é a internet”, afirmou.

Para a mobilizadora de adolescentes do Nuca, Laís Pinheiro, essa é uma oportunidade para os adolescentes encontrarem trabalho digno. “A importância de eles buscarem empregos que valorizem a formação deles, o próprio ser adolescente, porque, infelizmente, nós temos uma incidência muito grande de situações de trabalho infantil, que afetam adolescentes e jovens, pelo fato de eles não terem oportunidade e nem saber onde procurar vaga de emprego, vagas de Jovem Aprendiz, e também dos jovens que procuram por emprego de qualidade e infelizmente não encontram”, disse.

Laís falou sobre a importância do trabalho digno para os adolescentes

Logo após conhecer a 1MiO, Luiz Fernando Alcântara, de 16 anos, já acessou a plataforma e fez o cadastro. “Achei ótimo, porque de vez em quando surgem algumas dificuldades e essa plataforma já facilita o nosso desenvolvimento sobre isso”, avaliou o jovem, que está em busca de estágio.

1MiO – A plataforma 1 Milhão de Oportunidades é a maior articulação do Brasil pela inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, reunindo mais de 2 mil parceiros do setor privado, sociedade civil, poder público e jovens. A ideia é gerar oportunidades de transição positiva da juventude da escola para o trabalho.

Luiz já está cadastrado na 1MiO

Nesse sentido, a 1MiO também tem como objetivos a erradicação do trabalho infantil e precário; facilitar o acesso a trabalho decente; conectar, incluir e formar jovens para a tecnologia e o mundo digital; ofertar cursos de desenvolvimento profissional; e incentivar a educação de qualidade e o protagonismo jovem.

Mutirão de Oportunidades – Na plataforma 1MiO também é possível acessar o programa Mutirão de Oportunidades, desafio em que os municípios participantes disputam qual disponibiliza mais oportunidades de estágio e possui maior número possível de adolescentes e jovens cadastrados na plataforma 1MiO. O programa também vai oferecer 100 bolsas de estudos voltadas a adolescentes e jovens, 50 para trilha formativa on-line na área de tecnologia e desenvolvimento, e outras 50 na área de empreendedorismo feminino.