Finanças e Execução Orçamentária
Postado em 12 de junho de 2025 as 10:02:44
Na noite desta quarta-feira (11), foi realizada a primeira audiência pública do Plano Plurianual (PPA) para os anos 2026-2029, e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026. Na Câmara Municipal, representantes da Prefeitura de Vitória da Conquista apresentaram à população o sistema Escuta Ativa, uma ferramenta ligada à plataforma do programa Governando com as Pessoas, que possibilitará a participação virtual dos cidadãos nas discussões do Plano Plurianual.
A secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, ressaltou a importância da iniciativa. “A participação popular é fundamental para que tenhamos um Plano Plurianual que reflita o desejo, o sentimento da população. As metas, os objetivos e as estratégias serão debatidos e é muito importante que a comunidade apresente sua opinião”.
Durante a audiência, a Secretaria Municipal de Finanças discutiu a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as diretrizes, metas e prioridades para elaboração do orçamento público do governo para o ano seguinte.
Em sua fala, o secretário municipal de Finanças, Rodrigo Bulhões, lembrou que os resultados da LDO chegam aos cidadãos por meio dos serviços ofertados pelas diferentes secretarias municipais. “A LDO torna público todos os dados do governo, as receitas, as despesas, as prioridades”, completou.
Representando a prefeita Sheila Lemos, o vice-prefeito Aloisio Alan destacou o papel da população nas ações da Administração Municipal. “É preciso ver e ouvir as pessoas, saber o que elas querem. A cidade é enorme, inclusive com ‘culturas’ diferentes em cada bairro. É preciso ter a sensibilidade das pessoas que nos deram condições de estar aqui servindo a nossa cidade”.
A auxiliar administrativa, Ivanete Ribeiro, participou da audiência e mencionou o papel da comunidade nesse processo. “Nós somos parte integrante. Então nós precisamos fazer a nossa parte, pois os serviços públicos são nossos, prestados por pessoas que nós escolhemos para ser nossos representantes, e nós temos que cobrar o que queremos”.
Sobre a escuta da população
O sistema Escuta Ativa estará disponível para acesso da população entre os dias 12 e 24 de junho. Além disso, as discussões do PPA contarão com reuniões presenciais para discussão dos seguintes eixos:
1. Conquista da Inclusão Social, Direitos e Cuidados;
2. Crescendo com Sustentabilidade;
3. Conquista – A Melhor Cidade para Viver e Empreender;
4. Conquista 4.0 – Gestão Digital, Integrada e Inovadora.
O encontro presencial para o debate do primeiro eixo será realizado nesta quinta (12), às 16h, na Escola Municipal Professora Helena Cristália Ferreira, localizada na Urbis VI. O segundo eixo acontecerá na sexta-feira (13), às 15h30, na Escola Municipal Milton Santos, que fica no bairro Patagônia.
- Aloísio Alan
- Geanne
- Rodrigo
- Ivanete
As pessoas que desejarem participar das discussões do eixo 3 devem se dirigir à Escola Municipal Antônia Cavalcanti e Silva, no bairro Cruzeiro, na segunda-feira (16), às 16h. Já os debates do eixo “Gestão Digital, Integrada e Inovadora” serão feitos no Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (Caic), a partir das 17h de terça-feira (17).
Para dar sua contribuição ao PPA, o cidadão pode acessar a plataforma Governando com as Pessoas clicando aqui.