Os alunos receberam certificados dos cursos de assistente administrativo, informática e manutenção, eletricista e pedreiro em acabamento

Para o auxiliar de Recursos Humanos, Rogério Rodrigues, a manhã desta sexta-feira, 7, foi diferente e com motivos de sobra para comemorar. Além da certificação do curso de assistente administrativo que ele fez pelo Plano Nacional de Qualificação (PNQ), Rogério comemorou também o emprego que conseguiu em virtude da participação e do aprendizado adquirido durante a capacitação. Após três dias de conclusão do curso, ele foi selecionado em primeiro lugar, entre 14 concorrentes, para uma vaga na área de Recursos Humanos. “O curso foi uma grande oportunidade e fundamental para mim”, contou o auxiliar.

Rogério Rodrigues

Nesta sexta-feira, Rogério e mais dezenas de alunos receberam os certificados dos cursos oferecidos pelo PNQ nas áreas de assistente administrativo, informática e manutenção, eletricista e pedreiro em acabamento. No total, 86 educandos participaram das capacitações. Cada curso tinha uma carga horária de 200 horas.

O Plano Nacional de Qualificação (PNQ), que é integrado ao Sistema Nacional de Emprego (SINE) e realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista por meio de um convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), certificou os alunos durante uma solenidade realizada no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre). “Parabenizo a cada um de vocês que venceram mais uma etapa das suas vidas. Vocês fazem parte de um grupo de pessoas que tem sido o foco e a atenção primordial das ações do governo”, declarou aos educandos o chefe de Gabinete Civil, Márcio Higino Melo, representante do prefeito em exercício, Joás Meira.

Eliabe Gouveia

Tais ações são pautadas nos princípios de valorização do ser humano. “O Governo Municipal tem como ideal a promoção das pessoas para que elas sejam privilegiadas de todas as formas e por todos os programas”, reiterou o secretário municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Eliabe Gouveia.

Vera Lúcia Souza entrega certificado a Rita de Cássia Gomes

O PNQ é desenvolvido com o objetivo de promover ações de qualificação social e profissional direcionadas aos trabalhadores desempregados, autônomos e portadores de necessidades especiais, com recursos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), oriundos Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). “Em breve estaremos com uma segunda etapa, pois temos quatro para serem cumpridas até 2017”, informou a gerente municipal de Qualificação Profissional, Vera Lúcia Souza.

Suele Mary Alves

Motivação – Para a aluna do curso de assistente administrativo Suele Mary Alves, o plano motiva a participação em outras capacitações. “Fiz o curso de auxiliar administrativo porque já tinha trabalhado nessa área e acredito que é uma oportunidade para voltar ao mercado de trabalho, pois é um curso que me proporcionou muito conhecimento”, acrescentou. “Foi muito bom, pois aprendi muito aqui com toda a equipe”, contou Rita de Cássia Gomes.

Também participaram da solenidade de certificação desta sexta-feira o coordenador Socioprofissional e Apoio a Indústria, Eduardo Arêas e o representante da empresa parceria, LFX, o professor Felipe Alcântara.