Desenvolvimento Social
Postado em 14 de novembro de 2023 as 14:57:51
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) realiza uma série de encontros formativos nas unidades sociassintenciais da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial até o mês de dezembro.
Dentre outros objetivos, os encontros têm promovido uma troca de experiência entre o Peti e as equipes das unidades socioassistenciais. “Nosso objetivo é apresentar para a equipe qual é a atuação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, quais são os eixos de atuação, como tem sido esse trabalho dentro do município. Conversar com a equipe sobre como tem sido o trabalho das demandas de trabalho infantil, o que eles têm enfrentado, de dificuldades e abordar de forma geral sobre essa forma de violação de direitos, que infelizmente é tão difícil de a gente romper”, explica a articuladora do Peti, Carine Aragão.
Para a técnica de referência do Creas, Sabrina Fernandes, esses momentos de formação têm contribuído para o aprimoramento do trabalho das equipes. “A contínua capacitação do servidor é muito relevante para a melhoria da qualidade do acompanhamento para as famílias e para os indivíduos. Tivemos um momento muito rico com o Peti, que é o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, em que foi possível conhecer melhor sobre o funcionamento do programa e seus eixos de atuação e a importância do atendimento familiar integral em rede”, afirma a técnica.
Já foram realizados encontros com as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Nova Cidade, do Nossa Senhora Aparecida, do Bruno Bacelar, do Miro Cairo, do Vila América, Cras Zona Rural, do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) Central e do Creas do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do adolescente (Cidca).
Os próximos encontros estão previstos para acontecer no Cras Pedrinhas e Jardim Valéria, na unidade de Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), nos Creas Rurais e no Centro Pop Criança e Adolescente.