Lançamento na EM Prof.ª Ita David de Castro

Escolas da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista, que atendem os anos iniciais do Ensino Fundamental, estão trabalhando com o Projeto Território da Leitura em consonância com outras ações e projetos de incentivo à leitura realizados pelas unidades de ensino.

As ações de formação de leitores ocorreram durante os meses de março e abril, acompanhando as festividades relativas ao 2 de abril – Dia Internacional do Livro Infantil; 18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil, data em que se comemora o nascimento de Monteiro Lobato, um dos grandes nomes da Literatura Infantil no Brasil, e 23 de abril – Dia Internacional da Literatura. Importante ressaltar que essas ações de formação de público leitor continuarão durante todo o ano letivo.

O início da execução do Projeto Território da Leitura e demais projetos de leitura das escolas municipais foram marcados pela realização de atividades artísticas e culturais, tanto para proporcionar o encantamento do encontro do leitor com a obra literária, como para demarcar a entrega das obras literárias a serem lidas pelos alunos.

EM Maria Célia Ferraz

Na Escola Municipal Maria Célia Ferraz, o lançamento aconteceu no próprio pátio da unidade escolar e contou com a participação, a convite dos professores, dos palhaços Beleléu e Supimpa, da Companhia Circus Bardeline. A diretora Daniela Costa informou que 270 estudantes estarão participando do projeto. “Desenvolver o hábito da leitura é sempre muito mágico, e embarcar nessa aventura é o que estamos fazendo com os nossos alunos aqui hoje. É viajar por um país, sem sair do lugar”.

Ainda, segundo ela, com o material recebido é possível envolver toda a família na atividade. “Ter escola e família juntos é um sonho. E esse sonho sendo realizado junto com a leitura, nada mais instigante. Então nós estamos com esse projeto do Território da Leitura. O aluno não só tem a oportunidade de ler sozinho, mas tem um material que também oportuniza a leitura com a família. Esse ato familiar de reunir fora da tecnologia, esse momento de leitura com as crianças nós julgamos muito importante. Sair da tecnologia e ir para o livro no momento aconchegante, no leito familiar”.

Para a aluna do terceiro ano da Escola Municipal Maria Célia Ferraz, Isadora Soares de Araújo, o projeto vai valer a pena. “Precisamos ter os livros para conseguir ter imaginação. Eu gosto de ler e estudar, e a minha imaginação é muito importante. Além disso, eu vou emprestar os livros aos meus irmãos e primos, para eles poderem ler também”.

O Projeto Território da Leitura, material produzido pela Editora Moderna, foi adquirido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e apresenta um conjunto de obras literárias a serem lidas e trabalhadas pedagogicamente com os alunos. Tem como objetivo, a leitura por fruição, prazer no ato de ler. A proposta é criar uma comunidade de leitores, aproximando famílias, ampliando o repertório literário e cultural dos alunos. O material integrante do Projeto é composto por 1 kit para o aluno, contendo quatro exemplares literários e dois diários de percurso de leitura (um diário do contador de histórias e um diário literário da família), sendo que cada ano o estudante recebe obras literárias diferenciadas.

Dentre as obras que compõem os kits estão “Quando eu crescer…”, de Ana Maria Machado; “Mais respeito, eu sou criança!”, de Pedro Bandeira; “O grande rabanete”, de Tatiana Belinky, “Palavras, muitas palavras”, de Ruth Rocha; “Listas Fabulosas”, de Eva Furnari; “Sou indígena e sou criança”, de César Obeid; e “Kiese – História de um Africano no Brasil”, de Ricardo Dreguer.